segunda-feira,
20 de outubro de 2025

IR 2023: Receita recebeu mais de um milhão de declarações no 1° dia

Trata-se do maior número de envios em um primeiro dia de declarações em pelo menos 6 anos.

- Anúncio -

A Receita Federal informou que mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda 2023 foram entregues até as 17h de quarta-feira (15). Trata-se do maior número de envios em um primeiro dia de declarações em pelo menos 6 anos.

Após a mudança de prazo que vigora a partir deste ano, o número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física entregues bateu recorde no primeiro dia. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Para ser mais preciso enviaram 1.050.023 declarações, o que equivale a quase dez vezes as 130.099 entregues no primeiro dia de envio em 2022.

Neste ano, o prazo de entrega da declaração mudou. Vai de 15 de março até 31 de maio. A mudança, segundo a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida.

O envio desta ocorre duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.

A Receita também antecipou, na semana passada, o download do Programa Gerador do IR e isso também contou para o recorde de envios.  Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano.

Em 2022 foi registrado o número de 36.322.912 declarações entregues. Quem enviar a declaração depois do prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Mudanças em 2023

A declaração deste ano traz novidades. Quem optar por receber a restituição por Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. 

Quanto ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

Outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso estendeu-se a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. 

Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.

Também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu nível de experiência com o IR?

Iniciante
Anual
Avançado

Qual seu principal objetivo este ano?

Declarar
Restituir
Regularizar

Sua principal fonte de renda é?

Salário
Autônomo
Investimentos

Como você se sente sobre a declaração?

Preparado
Confuso
Atrasado