Nos últimos dias, uma onda de preocupação se espalhou por grupos de WhatsApp e redes sociais, atingindo especialmente as famílias brasileiras.
A razão? Um boato persistente afirmando que a Receita Federal do Brasil estaria se preparando para notificar e questionar adultos que ainda residem com seus pais.
Acompanhe na leitura a seguir o que se espalhou nas redes sociais e qual é a informação verdadeira.
Fake news
A notícia falsa detalhava um suposto “cruzamento de dados” que permitiria ao Fisco identificar esses indivíduos e enviar notificações para que eles explicassem sua situação financeira, como a origem de suas rendas e a forma como contribuem com as despesas da casa.
Para muitos, a ideia de ter que comprovar a vida sob o mesmo teto com a própria família gerou ansiedade e dúvidas sobre as obrigações fiscais.
Diante da repercussão, a Receita Federal agiu rapidamente para colocar um ponto final na história. Em um comunicado oficial, o órgão foi categórico ao afirmar que a informação é completamente falsa. O Fisco esclareceu que não existe nenhuma lei, plano ou projeto em andamento para notificar pessoas com base na coabitação familiar.
A instituição ressaltou que a notícia se trata de uma “fake news”. Um tipo de desinformação que, muitas vezes, é criada para gerar pânico. Em alguns casos, até mesmo para roubar dados pessoais por meio de links maliciosos.
Procurar canais oficiais
A Receita Federal aproveitou a oportunidade para reforçar sua orientação mais importante para os contribuintes: desconfiem de qualquer informação que não venha de seus canais oficiais.
O site e as redes sociais verificadas do órgão são as únicas fontes confiáveis para esclarecimentos sobre impostos e obrigações fiscais.
Para o cidadão comum, a recomendação é clara: antes de compartilhar qualquer conteúdo que pareça alarmante, verifique a veracidade da informação.
A rápida ação do governo em desmentir o boato serve como um lembrete de que a checagem de fatos é a melhor ferramenta para combater a disseminação de notícias falsas e manter a tranquilidade.
Veja na íntegra a nota da Receita Federal:
“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.
A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido.
Isso não existe, nem faz o menor sentido.
Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação”.