quinta-feira,
30 de outubro de 2025

Veja como saber se você tem direito ao PIS/Pasep

Valores podem chegar a um salário mínimo e é preciso seguir as regras

- Anúncio -

Se você é servidor público ou trabalha na iniciativa privada com carteira assinada, certamente já ouviu falar em PIS/Pasep. Ambos são abonos salariais, formados por depósitos de empresas privadas e órgãos públicos em um fundo destinado aos seus empregados.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP) pagam benefícios aos servidores públicos ou aos trabalhadores da iniciativa privada que recebem até dois salários mínimos.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Na leitura a seguir, vamos explicar o que são esses programas, quem tem direito a receber o PIS ou o PASEP e como consultar. Acompanhe!

O que é o PIS/Pasep?

Trata-se de dois programas criados na década de 1970 pelo governo federal, com a proposta de incentivar uma maior integração entre trabalhadores e empresas, promovendo uma melhor distribuição de renda. 

Dessa forma, uma parte dos recursos arrecadados pelo PIS e pelo Pasep é destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável pelo pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial. A outra é destina-se ao BNDES, que empresta dinheiro para as empresas investirem no desenvolvimento de seus negócios, movimentando a economia.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Desse modo, o PIS atende funcionários de empresas privadas. O Pasep, aos servidores públicos. Para ter direito a esses programas, o trabalhador deve ter cadastro por seu primeiro empregador, uma única vez. 

O cadastramento é feito na Caixa Econômica, no caso do PIS, e no Banco do Brasil, no caso do Pasep. Ambas as instituições fornecem ao trabalhador um cartão com o número de inscrição. O pagamento dos benefícios será feito, posteriormente, por estes dois bancos.

Nesse sentido, para ter acesso aos valores, o trabalhador precisa estar cadastrado há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base tem direito ao abono salarial. No caso do abono de 2022, o ano-base é 2020. 

Ainda é preciso trabalhar ao menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base. É necessário, ainda, ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no esocial, o que deve ser feito pelo empregador.

Valores 

No ciclo 2022, o valor a receber vai de R$ 101,00, para quem trabalhou somente um mês no ano-base, a R$ 1.212,00, para quem trabalhou os 12 meses. Os valores podem ter resgate até o dia 29 de dezembro de 2022. 

Portanto, se você tem direito ao benefício, cuidado para não perder o prazo para sacá-lo!

PIS/Pasep em dobro 

Em 2022, será pago o abono do ano-base 2020 e, em 2023, o benefício referente a 2021. Porém, o abono salarial não é a única forma de receber valores do PIS e do PASEP. 

Vale lembrar que, até 2025, os trabalhadores que tinham carteira assinada entre 1970 e 1988 podem resgatar as cotas do PIS/Pasep. 

Como consultar e receber o PIS/Pasep

O contribuinte pode consultar se poderá receber o abono salarial do PIS/Pasep em 2022 na Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. 

O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal e o saque do abono salarial pode ser feito nos caixas eletrônicos, usando o Cartão Cidadão e senha. Se você não tem o cartão, procure uma agência da Caixa munido de documento de identidade com foto e de seu cartão do PIS/Pasep. 

Com relação ao Pasep, este é pago de forma automática aos funcionários públicos pelo Banco do Brasil. 

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana