3° Lote do IR: Receita libera consulta nesta segunda (24)
De acordo com a Receita, vão receber neste lote 5.632.036 milhões de contribuintes.A Receita Federal vai liberar a consulta ao 3° lote de Restituição do Imposto de Renda nesta segunda-feira, dia 24 de julho. Vamos te ensinar o passo a passo de como consultar para ver se seu nome está na lista.
De acordo com a Receita Federal, Vão receber neste lote 5.632.036 milhões de contribuintes. Os contribuintes com prioridade legal seguem recebendo a restituição antes dos demais.
Este 3° lote será da seguinte forma:
- 16.536 contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- 95.047 pessoas com mais 60 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 30.700 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 3.879.049 de contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.
A restituição do Imposto de Renda depende diretamente dos ganhos e despesas do contribuinte. Isso acontece porque ele efetua o pagamento mensalmente ao longo do ano, por meio do que conhecemos como imposto retido na fonte.
Como consultar a restituição?
Para consultar a restituição e ver se está disponível, o contribuinte deve ir até a página da Receita na internet.
Clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. Informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Assim, o pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Assim. caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Lotes de restituição do IR 2023:
- 1º lote – 31 de maio; (já liberado)
- 2º lote – 30 de junho; (já liberado)
- 3º lote – 31 de julho; (a liberar)
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 29 de setembro.