Atenção!! Golpes envolvendo o Imposto de Renda são aplicados!!
Receita Federal volta a alertar para não clicar em links ou mensagens suspeitasA Receita Federal já deu a largada para as entregas da declaração do Imposto de Renda (IR). O período segue até o dia 31 de maio. Trata-se de um momento que demanda grande responsabilidade e atenção por parte dos contribuintes.
Afinal, todo cuidado na entrega dos rendimentos é importante para evitar problemas com o Fisco. Todavia, é preciso estar atento para não cair nos golpes de roubo de dados e até de dinheiro.
Segundo a Receita Federal, os criminosos aproveitam o período para enviar falsas mensagens informando sobre supostas pendências no CPF do contribuinte, que são os principais alvos dos criminosos.
Atenção a dois golpes aplicados !!
Um primeiro golpe, a pessoa recebe a informação de que está com pendências no CPF e que por isso não conseguirá enviar a declaração. Um segundo golpe, o contribuinte é avisado sobre um impedimento no recebimento da restituição, causada pela mesma falsa pendência.
Na maioria das vezes, criminosos enviam mensagens via e-mail, SMS, WhatsApp e Telegram. No texto enviado aos contribuintes, é indicado um link para que a pessoa possa regularizar a sua situação e, ao clicar, o computador ou celular ficam comprometidos a serem invadidos por vírus.
A partir daí, os golpistas passam a ter acesso às contas financeiras, redes sociais, fotos e contatos da vítima.
Receita Federal alerta
Atenção, contribuintes!! A Receita Federal alerta que não envia nenhum link ou mensagem para os contribuintes, por isso é preciso ficar atento a este tipo de conteúdo.
Quando quer se comunicar, a Receita o faz oficialmente, através de documentos com aviso de recebimento, então a pessoa tem que assinar. Nas raras vezes que a Receita envia e-mail, apenas pede para consultar a página oficial. Ela nunca manda um link.
Portanto, em caso de dúvidas ou desconfiança de algum comunicado recebido, o segredo é sempre consultar o site oficial da Receita Federal e nunca clicar em links suspeitos.
A Receita vai depositar as restituições diretamente na conta bancária informada no ato da entrega da declaração ou por meio do Pix. No entanto, apenas para quem utiliza o CPF como chave.