Aumenta número de cidades que terão prazo ampliado para declarar Imposto de Renda

Estima-se que contribuintes de quase 400 cidades brasileiras poderão ter um prazo estendido para declarar o Imposto de Renda neste ano de 2024
- Anúncio -

Para a grande maioria dos contribuintes brasileiros, o prazo para declarar o Imposto de Renda está chegando ao fim. De acordo com informações da Receita Federal, estes cidadãos têm apenas até a próxima sexta-feira (31) para realizar este procedimento.

Mas uma parcela destes contribuintes não precisarão se preocupar com este prazo. Por meio de uma portaria, a Receita Federal indicou que cidadãos que residem em 399 municípios brasileiros poderão entregar a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de agosto deste ano.

Todos estes 399 municípios estão localizados no Rio Grande do Sul. O estado passa neste momento pelo maior desastre ambiental de toda a sua história. Dados mais recentes da Defesa Civil indicam que mais de 160 pessoas morreram, e milhares de gaúchos ainda estão desalojados ou desabrigados.

A prorrogação do prazo para a entrega do Imposto de Renda é válida apenas para as pessoas que residem em cidades que tiveram o decreto de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. 

Pagamento da restituição

Os gaúchos também deverão contar com prioridade no processo de restituição do Imposto de Renda. O primeiro pagamento será feito já nesta sexta-feira (31). Assim, se você é gaúcho e já declarou o IR, terá muita chances de receber o saldo já nesta semana.

Abaixo, você pode conferir uma lista com as pessoas que deverão receber a restituição do Imposto de Renda logo neste primeiro lote:

  • 258.877 idosos acima de 80 anos
  • 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 162.902 contribuintes com deficiência ou doença grave
  • 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 886.260 contribuintes que moram no Rio Grande do Sul
  • 787.747 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.

Prazo para entregar o Imposto de Renda

Como dito, o prazo para entregar o Imposto de Renda deve ser encerrado no próximo dia 31 de maio. Assim, a menos que você resida em uma das cidades indicadas pela Receita Federal, é importante se apressar.

Desde a abertura do processo, a Receita alerta que é importante não deixar este processo para a última hora. Isso porque nos últimos dias, é natural que mais pessoas corram para declarar o Imposto de Renda ao mesmo tempo, o que pode fazer com que o sistema entre em colapso.

Mesmo que você não tenha certeza sobre as informações sobre a sua declaração, a dica é enviar mesmo com possíveis erros. Quem não envia dentro do prazo pode sofrer uma série de punições, que podem variar desde multa até uma prisão.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis