Criminosos aplicam golpes no Imposto de Renda: veja se caiu
Desde a última semana, a Receita Federal vem alertando os contribuintes do Imposto de Renda sobre os possíveis golpes que podem ter sido aplicados por criminosos: muitos estão entrando em contato com o cidadão e informando que eles caíram na malha fina e que precisam pagar uma multa, depois disso, enviam um boleto para o indivíduo.
De acordo com a Receita, eles não entram em contato dessa forma: todos os reajustes em relação às multas e malha fina do Imposto de Renda devem ser resolvidos através das plataformas oficiais do governo em vez de meios de comunicação como Whatsapp e até mesmo e-mail. Portanto, todos aqueles que pagaram boletos que se diziam o imposto de renda, estão sujeitos a terem caído no golpe.
Para saber se realmente está na malha fina, é necessário acessar o portal eCac com a senha da Receita Federal e o GOV. O acesso do GOV é o mesmo para todas as plataformas do governo e elas estão associadas.
Criminosos também podem entrar em contato com beneficiários do auxílio emergencial para argumentar que precisam fazer a devolução e, assim sendo, a devolução seria realizar o pagamento do boleto enviado por SMS.
O Ministério da Cidadania está entrando em contato com os beneficiários do auxílio emergencial que receberam de forma indevida. No entanto, NÃO está encaminhando nenhum boleto ou conta bancária para a realização de depósitos: todo o processo de devolução deve ser realizado no site oficial do Ministério da Cidadania.
Quem recebeu o auxílio emergencial de forma indevida deve entrar em contato por meio do site do Ministério da Cidadania para saber mais sobre os procedimentos. Aqueles que não fizerem a devolução, poderão passar por processos de estelionato e até mesmo ter o valor descontado do INSS.