Imposto de Renda 2024: saiba quando vai receber a restituição do 3° lote

Pagamento do 3° lote de restituições está previsto para o final do mês de julho
- Anúncio -

A Receita Federal deve liberar a consulta ao terceiro lote no próximo dia 24 de julho. O pagamento das restituições deve ocorrer uma semana após a liberação da consulta ao lote, a partir de 31 de julho. 

Além disso, vale citar que as datas de restituição dos outros lotes também já foram divulgadas.

Siga a leitura e fique por dentro de todos os detalhes.

Destaques sobre *** por e-mail

Lotes de restituição do Imposto de Renda 2024

A Receita Federal bateu o martelo para os 5 lotes de restituição do Imposto de Renda ao longo do ano. Acompanhe:

- Anúncio -
  • 1º lote: 31 de maio (concluído);
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Complicações

Como se sabe, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda já acabou, mas se você não entregou o documento, deve providenciar o quanto antes.

Quem não entrega no prazo, têm a aplicação de uma multa. E mais, se não providenciar o envio, mesmo após a data limite, o seu CPF ficará irregular, impedindo-o de abrir contas bancárias, fazer empréstimos, tirar passaporte etc.

- Anúncio -

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

No segundo lote, foram contemplados mais de 5 milhões de contribuintes, entre prioritários e não prioritários, com um valor total de crédito de R$ 8,5 bilhões. A saber, o lote incluiu também restituições residuais de exercícios anteriores.

Esse total refere-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos, 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos, 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

E ainda, 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, ainda, 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

- Anúncio -

Ainda mais, em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS) foi dada prioridade aos contribuintes que residem no estado. Foram 252.738 declarações com imposto a restituir, incluindo exercícios anteriores.

Liberação da consulta de restituição do Imposto de Renda 2024?

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em ” Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar minha restituição”.

Em geral, esse procedimento fica liberado uma semana antes da data do pagamento de um novo lote.

- Anúncio -

Aliás, a restituição é depositada na conta bancária informada na declaração enviada pelo contribuinte.

Entretanto, caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, será preciso solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

O lote incluiu também restituições residuais de exercícios anteriores.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis