Imposto de Renda: nova consulta a novo lote de restituição será aberta
Cidadão que declarou o Imposto de Renda em anos anteriores vai poder começar a consultar se tem direito ao novo lote da restituiçãoA Receita Federal confirmou que vai abrir nesta quinta-feira (21) uma nova rodada de consulta a mais um lote de restituição do Imposto de Renda. A partir das 10h, qualquer cidadão que tenha feito a declaração em anos anteriores poderá realizar a verificação.
Não será preciso sair de casa para fazer a consulta. Por meio do site oficial da Receita Federal, será possível inserir os seus dados pessoais para saber se você está entre as pessoas que foram selecionadas para receber o novo montante.
É importante lembrar que nesta quinta-feira (21) apenas a consulta ao novo lote será aberta. O pagamento em si só será feito a partir da próxima semana, mais precisamente na quinta-feira (28), na véspera do feriado da Sexta-feira da paixão.
Os lotes residuais
No ano passado, a Receita Federal abriu cinco datas de pagamentos de lotes regulares da restituição do Imposto de Renda. Milhões de brasileiros receberam o dinheiro em suas contas. Mas para ter este direito, era preciso ter enviado a documentação corretamente.
Quem cometeu algum erro e caiu na malha fina não teve direito de receber a restituição do Imposto de Renda. De todo modo, ao longo dos meses seguintes, estas pessoas passaram a regularizar as suas situações, e é justamente neste momento que entram os chamados lotes residuais.
Desta vez, o lote residual da restituição deverá atender pouco mais de 205 mil contribuintes que regularizam as suas pendências. Ao todo, a Receita deverá liberar um montante de R$ 339,01 milhões para os repasses.
A lista completa inclui:
- 4.201 beneficiados têm 80 anos ou mais
- 28.541 estão entre 60 e 79 anos
- 3.404 são deficientes ou portadores de alguma doença grave
- 6.910 tem o magistério como maior fonte de renda
- 106.906 optaram por usar a declaração pré-preenchida ou pedir a restituição via Pix
- 56.778 contribuintes não se enquadram em nenhuma das condições acima
O pagamento da restituição
Se você está entre as pessoas selecionadas para os pagamentos deste mês, não há nada o que fazer. Não é preciso realizar nenhum tipo de solicitação para receber a quantia. Basta esperar até a data do pagamento no dia 28 de março.
Note que o saldo será depositado na mesma conta que foi informada por você no momento da declaração do Imposto de Renda. Caso você tenha escolhido receber por Pix, a lógica é a mesma.
Se a sua conta, ou chave Pix, não existirem mais por algum motivo, o saldo da sua restituição será enviado ao Banco do Brasil. Neste caso, é necessário entrar em contato com uma agência mais próxima do BB para realizar o pedido de realocação.