Imposto de Renda: novo lote da restituição está liberado

Contribuintes de todo o país também já podem conferir se a restituição está depositada em sua conta. veja detalhes
- Anúncio -

Milhares de brasileiros de todas as regiões do país já podem movimentar o dinheiro relativo a mais uma rodada de pagamentos da restituição do Imposto de Renda do ano de 2023. O saldo do novo lote foi depositado na quinta-feira (29).

Desta vez, o foco dos pagamentos está nas pessoas que caíram na malha fina no decorrer da declaração do Imposto de Renda do ano passado, mas que conseguiram regularizar a situação. O valor total dos pagamentos está na casa dos R$ 304,1 milhões.

De acordo com as informações oficiais, os saldos foram depositados para:

  • 3.155 idosos acima de 80 anos;
  • 25.536 entre 60 e 79 anos;
  • 3.351 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 80.680 que não têm prioridade legal, mas optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via PIX;
  • 144.367 contribuintes não prioritários.

É importante frisar que o processo de consulta ao saldo também já está aberto. Para saber se o dinheiro caiu na sua conta, basta abrir o site oficial da consulta, inserir os seus dados pessoais mais básicos e conferir a sua situação.

Como resgatar

A Receita Federal explica que o novo lote da restituição está sendo pago de maneira automática na mesma conta que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda do ano passado.

Quem optou por receber o saldo via Pix, vai pegar a restituição na mesma chave que foi informada no processo. Se, por algum motivo, a conta ou o Pix informados não existirem mais, o saldo da restituição será enviado automaticamente ao Banco do Brasil.

Neste caso, é importante entrar em contato com o BB para entender qual é a melhor maneira de reaver o dinheiro da sua restituição do Imposto de Renda.

Abaixo, você pode conferir a lista de contatos do Banco do Brasil:

  • Portal BB;
  • Telefone 4004-0001 (capitais);
  • Telefone 0800-729-0001 (demais localidades);
  • Telefone 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Imposto de Renda de 2024

A Receita Federal já divulgou oficialmente o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024. Esta é uma informação muito importante para que os contribuintes possam se preparar da melhor maneira, e consigam evitar maiores problemas no processo.

De acordo com o Fisco, os contribuintes poderão declarar o Imposto de Renda deste ano a partir do dia 15 de março. Além disso, também ficou definido que o prazo seguirá aberto até o dia 31 de maio, a última data para o envio da documentação.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis