Imposto de Renda: tire dúvidas sobre a declaração deste ano

Processo de declaração do Imposto de Renda está aberto desde a última quarta-feira (15). Tire dívidas antes de enviar os seus documentos

A Receita Federal abriu na quarta-feira (15) o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda deste ano de 2023. Segundo as informações oficiais, os contribuintes têm até o final de maio para realizar o envio. Desta forma, é importante atentar para não cometer erros no processo e não cair na malha fina.

Neste sentido, separamos abaixo uma série de perguntas e respostas comuns sobre a declaração do Imposto de Renda e as novidades que estão sendo oferecidas pela Receita este ano. É importante atentar para as informações antes de fazer o envio da documentação.

Dúvidas e respostas

Até quando posso fazer a declaração?

Segundo as informações da Receita Federal, os contribuintes terão três meses para declarar o Imposto de Renda este ano. Oficialmente, o prazo começou no dia 15 de março e deve seguir até o dia 31 de maio. O prazo, aliás, é maior do que o registrado em anos anteriores.

Destaques sobre *** por e-mail

O que é a declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida já está disponível para download e existe para que o cidadão use informações que já estariam disponíveis em declarações anteriores. Assim, o indivíduo precisa apenas checar os dados, alterar as informações que mudaram no decorrer do último ano e realizar o envio mais rapidamente.

Vale lembrar que as pessoas que optam pela declaração pré-preenchida ganha prioridade em uma possível restituição.

Quem tem que declarar o Imposto de Renda?

Existem dezenas de situações que indicam que o cidadão precisa declarar o Imposto de Renda. Tal lista está disponível no site oficial da Receita Federal. A principal regra, porém, é clara. Quem recebeu rendimentos acima de R$ 28.559,70 durante o ano de 2022, precisa realizar a declaração em 2023.

Quem é isento de pagamento?

Considerando os dados da última correção da tabela do Imposto de Renda, é possível dizer que pessoas que recebem até R$ 1,9 mil por mês estão isentas de declarar o Imposto de Renda este ano. As alíquotas crescem a partir do momento em que o rendimento do contribuinte cresce também.

O Imposto de Renda em 2023

Para este ano de 2023, a Receita Federal está esperando receber algo entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda. Caso os números se confirmem, seria um recorde histórico para os envios.

A expetativa de alta ocorre porque o Governo Federal não realiza uma correção da tabela do Imposto de Renda há 10 anos. Com o aumento da inflação, cada vez mais a “mordida do leão” alcança mais trabalhadores.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis