IR 2023: Receita abre consulta, mas sistema apresenta falhas
Receita Federal abriu na manhã desta quarta-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, mas sistema apresenta falhasA Receita Federal abriu na manhã desta quarta-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda deste ano de 2023. Segundo as expectativas oficiais, algo em torno de 4,1 milhões de pessoas terão o direito de sacar a quantia em suas contas já a partir do próximo dia 31 de maio.
Assim como aconteceu nos anos anteriores, a Receita Federal divulga os contemplados em cada lote exatamente uma semana antes do pagamento oficial. Nesta primeira etapa, devem receber o dinheiro os contribuintes considerados prioritários para o Fisco.
Poderão receber o saldo no dia 31:
- 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 2.464.031 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 204.020 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Como realizar a consulta
Independente de estar ou não nos grupos citados acima, é importante que o cidadão realize a consulta do seu lote. Para realizar a verificação, basta seguir três passos:
- Acesse a página da Receita na internet;
- clicar na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.
Pronto. Logo depois, o próprio sistema vai informar se o cidadão está entre os contemplados no primeiro lote da restituição.
Problemas no sistema
Contudo, o fato é que muitos usuários usaram as redes sociais para afirmar que estavam tendo problemas com o processo de consulta no site oficial da Receita Federal. As reclamações se tornaram mais fortes sobretudo no final da manhã desta quarta-feira (24), ou seja, pouco depois da abertura das consultas.
A Receita Federal disse em nota que está notando uma instabilidade no sistema justamente por causa do alto número de acessos simultâneos.
“Está monitorando o sistema de consulta de restituição das declarações do IRPF 2023. Devido ao elevado número de consultas, fora do padrão normal, estamos providenciando o aumento da infraestrutura”, diz o Fisco.
Vale lembrar que além do site oficial da Receita, o cidadão pode realizar a verificação pelo Portal e-Cac. Basta entrar no sistema com a sua conta gov.br e logo depois clicar em “Meu Imposto de Renda”, seguir para “Declarações do IRPF”, apertar na opção de 2023.
Se o cidadão estiver entre os usuários que serão contemplados nesta primeira etapa, aparecerá a mensagem “Restituição enviada para pagamento no banco”. Caso contrário, será necessário esperar pelos próximos lotes. Veja no calendário abaixo todas as cinco datas de pagamentos para este ano de 2023.
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.