IR 2023: Receita vai abrir consulta ao 2º lote da restituição
Consulta ao 2º lote da restituição do Imposto de Renda deverá ser aberta dentro de menos de 24 horas. Veja o que se sabe até aqui sobre a verificaçãoDentro de menos de 24 horas, a Receita Federal vai abrir o processo de consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda. Segundo informações oficiais divulgadas pelo Fisco nesta semana, a abertura da verificação vai acontecer nesta sexta-feira (23), por volta das 10h.
Ainda tomando como base as informações divulgadas pela Receita federal, ao todo cerca de 5,1 milhões de contribuintes terão os seus valores depositados. Para tanto, o Fisco vai liberar R$ 7,5 bilhões em pagamentos. O saldo só vai ser liberado a partir do próximo dia 30 de junho.
Poderão receber o saldo:
- 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
A ideia da Receita Federal é que neste segundo lote, apenas as pessoas que estão nos chamados grupos prioritários é que terão o direito de receber a restituição. São cidadãos que se encaixam nas regras gerais definidas em lei, como é o caso dos idosos com mais de 60 anos e os professores.
Além disso, também poderão receber o saldo os contribuintes que estão na lista de prioridades mesmo que não por força de lei, mas que realizaram ações como enviar a declaração pré-preenchida. Neste sentido, pessoas que optaram pelo Pix como forma de recebimento também terão preferência.
Como consultar a restituição
Não é necessário sair de casa para saber se o seu nome está entre os selecionados para esta segunda rodada. Basta acessar o site oficial da Receita Federal e seguir para a opção Meu Imposto de Renda. Caso o cidadão esteja entre os selecionados, basta aguardar mais uma semana para receber o saldo.
Os pagamentos são feitos nas mesmas contas que o cidadão enviou no momento da sua declaração do Imposto de Renda deste ano. Se ele optou por receber o saldo via Pix, o depósito será feito na chave que foi informada também no momento da declaração.
Se a conta ou a chave que o contribuinte informou estiverem erradas, ou não existam mais por qualquer motivo, o dinheiro da restituição estará disponível no sistema do Banco do Brasil. O cidadão poderá entrar em contato com a instituição para reaver a quantia.
A Receita Federal fará ainda quatro pagamentos no sistema de restituição do Imposto de Renda este ano. Confira:
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.