IR 2024: não recebeu 2º lote da restituição? Veja próximas datas
Receita Federal liberou na última sexta-feira (28) o segundo lote da restituição do Imposto de Renda. Mas muita gente não recebeuA Receita Federal liberou na última sexta-feira (28) o segundo lote da restituição do Imposto de Renda. De acordo com as informações oficiais, milhões de brasileiros de todas as regiões do país receberam o saldo em suas contas normalmente.
Por outro lado, muita gente ficou frustrada com o não pagamento da restituição em sua conta. Afinal, o que aconteceu? Por que o seu saldo não foi liberado em conjunto com os outros? Neste artigo, vamos te explicar a melhor maneira de resolver esta situação.
Estava entre os selecionados
Uma semana antes da liberação do segundo lote da restituição do Imposto de Renda, a Receita Federal liberou os nomes das pessoas que foram selecionadas para este pagamento. Qualquer contribuinte pode realizar esta consulta através do site oficial do Fisco.
Se o seu nome foi selecionado, e ainda assim você não recebeu a restituição, a dica é entrar em contato com o Banco do Brasil. É para este banco que a Receita envia a restituição quando a conta informada pelo contribuinte não é encontrada.
Normalmente, este envio ocorre quando há algum problema na conta que foi informada pelo cidadão no momento da declaração do Imposto de Renda.
Não estava entre os selecionados
Mas se você não estava entre os selecionados para receber a restituição do Imposto de Renda neste segundo lote, não precisa se preocupar com o não pagamento. De acordo com o Fisco, outras três liberações deverão acontecer no decorrer deste ano.
Veja no calendário abaixo:
- 1º lote: 31 de maio de 2024;
- 2º lote: 28 de junho de 2024;
- 3º lote: 31 de julho de 2024;
- 4º lote: 30 de agosto de 2024;
- 5º lote: 30 de setembro de 2024.
Quem recebeu a restituição no segundo lote
Ainda tomando como base as informações do Fisco, é possível afirmar que no segundo lote, foram liberados saldos para os seguintes grupos:
- 140.360 idosos com mais de 80 anos;
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 66.287 pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave;
- 459.444 profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 3.812.767 contribuintes que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 252.738 contribuintes afetados pelo estado de calamidade no Rio Grande do Sul (RS).
Como se vê, a Receita Federal obedece a uma sequência de prioridades. Se você deixou para declarar o seu Imposto de Renda nas últimas datas e não faz parte de nenhum grupo prioritário, certamente vai receber a restituição mais tarde.
Também vale lembrar que pessoas que caíram na malha fina não podem receber a restituição, a menos que resolvam as suas pendências com o Fisco.