Parte das pessoas que foram confirmadas no primeiro lote da restituição do Imposto de Renda ainda não conseguiram receber o saldo em suas contas. De acordo com informações da Receita Federal, o dinheiro deveria ter sido depositado ainda no último dia 31 de maio.
O atraso vem gerando uma onda de reclamações nas redes sociais. Dezenas de pessoas dizem que já estavam fazendo planos com o dinheiro, que já havia sido confirmado pela Receita Federal. Mas para surpresa deles, a conta segue vazia até agora.
O que diz a Caixa
Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal explicou que o atraso nos pagamentos da restituição neste primeiro lote aconteceu por causa de um inconsistência no Pix do banco. Por isso, o problema só foi registrado nos casos das pessoas que optaram por receber a restituição pelo Pix.
O banco informou ainda que a área de tecnologia do banco já foi acionada para checar a situação, e que o problema será resolvido o mais rapidamente possível.
“O banco está focado em resolver os casos residuais. A Caixa orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking”, afirmou o banco.
Restituição do Imposto de Renda
Vale lembrar, no entanto, que nem todo mundo que declarou o Imposto de Renda pode receber uma restituição. Para saber se você tem direito, basta atentar para o momento em que você realizou a declaração este ano.
Mesmo que você tenha direito a uma restituição, não necessariamente você será selecionado para receber o saldo na primeira data. Para saber se você está nesta primeira rodada de pagamentos, é necessário consultar a sua situação no site oficial da Receita Federal.
Veja no passo a passo abaixo:
- Entre no site de consulta da restituição do IR;
- Informe o número do CPF e a data de nascimento;
- Em “Exercício”, selecione 2024;
- Clique na captcha “Sou humano” e clique em consultar.
Abaixo, você pode conferir as datas dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda para este ano de 2024:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Especificamente no primeiro lote, que foi pago no dia 31 de maio, os repasses foram feitos para os seguintes grupos:
- 258.877 idosos acima de 80 anos;
- 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 162.902 contribuintes com deficiência ou doença grave;
- 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 886.260 contribuintes que moram no Rio Grande do Sul;
- 787.747 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.