Lote de restituição do Imposto de Renda liberado para consulta
Os depósitos só vão ocorrer no dia 30 de junho. Fique atentoA Receita Federal informou que vai liberar para consulta na próxima sexta-feira, dia 23, o 2° lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. O pagamento só vai cair nas contas no próximo dia 30.
De acordo com informações do órgão, mais de 4 milhões de contribuintes são contemplados e somam cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos — o maior valor já pago pelo Fisco em um lote de restituição na história.
Consultar
Para saber se a restituição está disponível, a orientação é acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “consultar a restituição”.
Para a consulta simples, é necessário informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento. Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração, ou seja, corrigir as informações que porventura estejam equivocadas.
Conta bancária
Ainda de acordo com informações da Receita Federal, o pagamento da restituição ocorre na conta bancária da Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não ocorrer, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O cidadão também poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
No prazo de um ano, o contribuinte que não resgatar o valor de sua restituição deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC. Este fica disponível no site da Receita Federal.
O que é restituição do IR?
A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto. Ou seja, se o contribuinte por acaso pagou a menos, tem saldo a pagar. Todavia, se pagou a mais, tem saldo a ser restituído e pode resgatá-lo.
Datas dos lotes de restituição do IR 2023:
- 1º lote – 31 de maio; (já liberado)
- 2º lote – 30 de junho; (a liberar)
- 3º lote – 31 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 29 de setembro.