Lote residual do Imposto de Renda 2024: Receita libera em poucos dias
O calendário das restituições de lotes residuais continua até 28 de fevereiro de 2025A Receita Federal liberou, no dia 29 de novembro, o pagamento do segundo lote do calendário de Restituição do Imposto de Renda. Os contribuintes podem verificar se foram contemplados, e o valor pago, acessando o site da Receita Federal. Segundo a Receita Federal, a ordem de pagamento da restituição segue o critério do envio da documentação.
O pagamento segue a mesma ordem de prioridade dos lotes anteriores, conforme o calendário de restituição do Imposto de Renda, contemplando primeiro os idosos com mais de 80 anos, seguidos por aqueles entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental, portadores de doenças graves.
Além de contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, terão prioridade os contribuintes que optaram por receber a restituição via PIX ou utilizaram a Declaração Pré-preenchida.
O calendário das restituições de lotes residuais continua até 28 de fevereiro de 2025, que marcará o pagamento do quinto e último lote. O próximo pagamento será no último dia do ano, ou seja, dia 31 de dezembro.
Veja a seguir, o calendário completo.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024
- 1º Lote residual: 30 de outubro de 2024; (já liberado)
- 2º Lote residual: 29 de novembro de 2024; (já liberado)
- 3º Lote residual: 31 de dezembro de 2024; (a liberar)
- 4º Lote residual: 31 de janeiro de 2025;
- 5º Lote residual: 28 de fevereiro de 2025.
Quem recebe a restituição do Imposto de Renda?
Recebem a restituição do Imposto de Renda todos os contribuintes que possuem valores a receber ao entregar a declaração. A restituição do Imposto de Renda funciona como uma espécie de devolução de impostos pagos à Receita Federal.
Quem recebe a restituição do Imposto de Renda no terceiro lote residual?
Recebem a restituição do Imposto de Renda no lote residual os contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram as pendências com o Fisco.
Entre os beneficiados, estão pessoas com mais de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, e aqueles que possuem alguma deficiência física, mental ou sofrem de moléstia grave.
Professores, cuja principal fonte de renda é o magistério, também têm direito, assim como contribuintes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Além disso, contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via Pix também estão incluídos.
Como consultar se vou receber a restituição?
Para verificar se você será contemplado neste terceiro lote residual, é necessário acessar o site da Receita Federal na seção “Consultar Restituição” e fornecer os dados solicitados, como CPF e data de nascimento.