Lote residual do Imposto de Renda será liberado nesta segunda, dia 24
O dinheiro será depositado no dia 31 de outubro na conta informada pelo contribuinteA Receita Federal vai liberar na segunda-feira (24) a consulta ao primeiro lote residual de restituição do Imposto de Renda 2022. Assim, 471.447 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, vão receber o depósito no dia 31 de outubro.
Neste lote, o fisco vai desembolsar R$ 800 milhões. Desse total, mais de 269 milhões vão ser pagos aos contribuintes que têm prioridade legal.
Deste montante, 6.483 contribuintes idosos acima de 80 anos, 54.365 contribuintes entre 60 e 79 anos, 5.516 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 23.070 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 382.013 contribuintes não prioritários.
Dessa forma, o dinheiro será depositado no dia 31 de outubro na conta informada no ato da declaração do Imposto de Renda. Ao todo, 471.447 contribuintes que declararam em anos anteriores serão contemplados neste lote residual.
Caso o valor da restituição não seja depositado na conta informada na declaração, como, por exemplo, se a conta estiver desativada, o dinheiro ficará disponível no Banco do Brasil e deve ser resgatado em até um ano.
Como consultar a restituição do IR 2022?
Para consultar quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal eCac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’.
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.
E se você não estiver no lote?
Assim, aos contribuintes que ainda não estiverem neste lote residual, a Receita informa que devem tirar extrato da declaração para saber sobre pendências.
Desta forma, basta entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Caso haja confirmação de pendência, há necessidade de enviar declaração retificadora. Feito isso, o próximo passo é esperar os demais lotes referentes aos contribuintes que caíram na malha fina.