Por que não estou recebendo restituição do Imposto de Renda hoje?
Receita Federal está liberando nesta quarta-feira (31) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Mas muita gente não está conseguindo receberA Receita Federal está liberando nesta quarta-feira (31) o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda neste ano de 2023. Segundo as informações oficiais, o saldo está sendo liberado para mais de 40 milhões de pessoas. Mas o fato é que nem todo mundo está podendo receber o dinheiro.
De acordo com relatos de usuários nas redes sociais, muitas pessoas estão frustradas porque perceberam que não há nada depositado em suas contas. Afinal de contas, por que muitos contribuintes não foram escolhidos para receber o saldo logo no primeiro lote? Isso significa que há algo errado com a sua restituição?
Segundo informações da Receita Federal, é preciso analisar cada caso separadamente para entender o motivo do não recebimento da restituição do Imposto de Renda nesta quarta-feira (31). Abaixo, você pode conferir as principais razões que explicam esta ausência de dinheiro em sua conta.
Os motivos do não pagamento da restituição
- Não chegou a sua hora
O motivo mais comum para o não recebimento da restituição é o fato de ainda não ter chegado a sua vez. No decorrer deste ano de 2023, a Receita Federal pretende realizar cinco pagamentos de lotes de restituição. Caso você não tenha recebido o dinheiro agora, ainda terá outras quatro oportunidades de receber o saldo.
As próximas datas de pagamentos são: 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro
- Você caiu na malha fina
Outro ponto que pode justificar o não pagamento da restituição do Imposto de renda hoje é O fato de você ter caído na malha fina. Isso ocorre quando o contribuinte envia uma declaração com algum erro ou ao menos com alguma inconsistência. Neste caso, o cidadão não pode receber a restituição, ao menos até que consiga consertar o possível erro.
- Você caiu na malha débito
Também é possível que o cidadão não tenha recebido o dinheiro da restituição porque caiu na chamada malha-débito. Isso ocorre quando o cidadão até tem direito de receber a restituição, mas como possui algumas dívidas com o fisco, a Receita usa este dinheiro para quitar os atrasados.
- Você passou informações bancárias erradas
Também é comum que o cidadão deixe de receber a restituição simplesmente porque passou informações bancárias erradas no momento da declaração. Basta errar um número para que o sistema não reconheça o local da conta. O mesmo vale para as pessoas que erram a numeração da chave do pix.
Imposto de Renda
Esta quarta-feira (31) é o último dia para o envio da declaração do Imposto de Renda. O cidadão que é obrigado a enviar e não envia nada, corre o risco de ter que pagar uma multa.