Quer receber a restituição do IR mais cedo? Prazo termina dia 10
Quem envia a declaração mais cedo, têm mais chances de ter o dinheiro devolvidoImposto de Renda é sempre um assunto que causa um certo receio aos contribuintes. É preciso preencher tudo com calma para não cair na malha fina.
Quem envia a declaração do Imposto de Renda o quanto antes também recebe a restituição logo nos primeiros lotes.
Portanto, cabe aos contribuintes especificar seus gastos ao declarar o IR pela internet anualmente.
Se, durante esse processo de prestação de contas, o Fisco entender que o contribuinte recebeu uma tributação excessiva sobre a sua renda durante o ano, o próprio órgão se responsabilizará por devolver essa diferença com devida atualização monetária.
Esta, então, é a restituição.
Para que o cidadão possa ter acesso a esse direito, todos os documentos e valores declarados por ele à Receita devem estar corretos. Sem nenhum erro.
Receber restituição mais cedo
Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda e quer recebê-la primeiro é preciso correr. O prazo para receber nos primeiros lotes é preciso enviar até quarta-feira, dia 10, de acordo com a Receita Federal.
Embora enviar a declaração até esta data seja um requisito para receber a restituição primeiro, não é uma garantia. Isso porque o primeiro lote, pago no dia 31 de maio, precisa contemplar grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência, doenças graves ou que tem como fonte de renda o magistério.
Se não houver contribuintes prioritários o suficiente para preencher o primeiro lote de restituição, a Receita avança para o público geral. É aí que entram as pessoas que declararam primeiro, com o limite do dia 10 de maio.
Além de entregar a declaração até a data, outras dicas para “furar a fila” da restituição são optar pela declaração pré-preenchida e escolher a restituição via Pix.
Calendário de restituição do Imposto de Renda:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.