Receita Federal defende mais impostos para mais ricos

Em reunião no Congresso Nacional, secretário da Receita Federal disse que ricos precisam pagar mais impostos por uma questão de justiça

Mais ricos deveriam pagar mais impostos no Brasil. Ao menos esta é a opinião do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Ele deu esta declaração nesta segunda-feira (13), ao participar de uma reunião no Congresso Nacional.

Barreirinhas ressaltou que está se referindo aos ricos que não produzem e que, segundo ele, nunca trabalharam, pois vivem com as benesses das suas rendas.

“[Dizem] ‘mas é quem produz’. Eu não estou falando de quem produz, estou falando de quem não produz, pessoas que, muitas vezes, nunca trabalharam na vida, vivem de renda e pagam menos imposto que um professor, qual é a justiça disso?”, afirmou.

PT também faz pressão

Por meio de um texto publicado recentemente, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que existe um lobby dentro do Congresso Nacional, para evitar que os mais ricos paguem mais impostos no Brasil.

Destaques sobre *** por e-mail

“Como era de se esperar, a decisão do governo Lula de cobrar impostos dos super-ricos acionou a máquina do lobby e da desinformação que está sempre pronta para defender os interesses dos poderosos e impedir que o Brasil se torne um país mais justo”

“Ser pobre também não é pecado nem tampouco sinônimo de insucesso, mas sim resultado de diferenças econômicas abissais em nossa sociedade, da falta de oportunidades, decorrente de um modelo concentrador de renda e da insensibilidade da elite rica e ensimesmada”, escreveu a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PT).

Atual situação do imposto de renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou recentemente a Medida Provisória que mantém a elevação na isenção do Imposto de Renda. A medida já tinha sido aprovada pelo Congresso Nacional no final da última semana, e agora virou lei de fato.

O texto em questão estabelece um aumento da faixa de isenção do imposto de renda de R$ 1,9 mil para R$ 2,6 mil. Com a mudança, todos os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos não mais precisam se preocupar com este tipo de taxação em seus salários.

No Brasil, uma Medida Provisória tem força de lei assim que é assinada pelo presidente. No caso da MP da isenção do Imposto de Renda, a assinatura foi efetivada no último mês de maio. Assim, os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos já estavam livres do pagamento do imposto.

Mas então qual foi a importância da sanção? Embora uma MP tenha força de lei assim que é assinada, ela precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional dentro de um período de até quatro meses para não perder a validade. A sanção, portanto, foi importante para manter a isenção valendo pelos próximos meses.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis