Receita paga HOJE mais um lote residual do IR. Confira!!

Serão contemplados 306.224 contribuintes, entre prioritários e não prioritários.

Você regularizou sua situação com o leão após cair na malha fina? Então temos uma boa notícia!! A Receita Federal já está pagando o primeiro  lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2024.

Os depósitos caem direto na conta que consta na sua declaração. para ter uma noção, neste lote um  total de 306.224 contribuintes estão inclusos. Desde o dia 24 de janeiro, o contribuinte pode consultar se será contemplado.

Os lotes residuais incluem os contribuintes que caíram na malha fina, mas que já regularizaram a sua situação junto à Receita Federal. Desse modo, é possível ter acesso aos valores.

O valor total pago será de R$ 800 milhões em créditos bancários. Destes, R$ 626.269.729,43 destinam-se aos contribuintes prioritários, da seguinte forma:

  • 8.613 contribuintes idosos acima de 80 anos, 
  • 67.695 contribuintes entre 60 e 79 anos, 
  • 6.403 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 
  • 20.258 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 
  • 128.138 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. 

Destaques sobre *** por e-mail

Foram contemplados ainda 75.117 contribuintes não prioritários.

Malha fina: o que significa?

Cair na malha fina da Receita Federal significa que a declaração do imposto de renda ficará retida por causa de algum erro, como um valor incorreto, um rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo uma possível fraude em análise.

A cada declaração, o cuidado deve ser maior. Ano a ano, a Receita Federal incrementa o cruzamento de informações entre os bancos de dados aos quais tem acesso e as contas prestadas pelos contribuintes.

Como consultar e resgatar

A consulta à restituição pode ser feita no site receita.fazenda.gov.br. Confira!!

  • Acesse o site da Receita;
  • Em seguida clique em “Imposto de Renda”;
  • Na página seguinte, vá em “Consulta a Restituição”;
  • Em “Etapas para a realização deste serviço”, clique em “Consultar Restituição IRPF”;
  • Por fim, informe CPF, data de nascimento, caracteres que estão na tela e vá em “Consultar”. Em seguida, aparecerá as informações sobre sua restituição.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e- CAC. Não está neste lote e quer saber quando receber?  Tire o extrato da declaração neste mesmo Portal.

Assim, se houver pendência, o contribuinte poderá enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Mudanças para 2024

Com relação ao Imposto deste ano, a Receita fez mudanças na tabela de isenção.  Portanto, é preciso ficar atento. Com relação ao período de envio das declarações, a Receita voltou atrás na divulgação do prazo. Antes, era de 15 de março a 31 de maio.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis