Receita paga NOVO lote de restituição nesta segunda (30/13)

Às vésperas do ano novo, Receita Federal libera mais um lote residual da restituição do Imposto de Renda. Veja o que se sabe até aqui
- Anúncio -

Mais de 140 mil contribuintes brasileiros que caíram na malha fina e que regularizaram as suas pendências junto ao Fisco já podem movimentar a nova rodada residual de pagamento da restituição do Imposto de Renda. A informação foi confirmada pela Receita Federal.

Os pagamentos estão sendo feitos nessa segunda-feira (30). Trata-se naturalmente do último repasse do ano. O pagamento também contempla restituições de anos anteriores.

Ao todo, 144.225 contribuintes recebem R$ 448,96 milhões nessa segunda-feira (30). Desse total, R$ 290,87 milhões estão sendo destinados para os contribuintes com prioridade no reembolso.

Veja na lista abaixo os grupos que recebem a nova rodada da restituição neste final de ano:

  • 5.617 idosos acima de 80 anos;
  • 27.264 pessoas entre 60 e 79 anos;
  • 2.697 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave;
  • 5.997 profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério.
  • 64.089 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via PIX;
  • 7.435 priorizados em função do estado de calamidade no Rio Grande do Sul completam o lote.
  • 31.126 contribuintes não prioritários

A restituição residual do Imposto de Renda é depositada diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração, podendo ser uma conta corrente, poupança ou vinculada a uma chave pix.

Em todos os casos, é fundamental que os dados tenham sido inscritos de maneira correta para garantir o recebimento sem qualquer tipo de contratempo.

Alteração dos dados do Imposto de Renda

Caso você esteja entre os contribuintes que identificaram erros nos dados bancários informados ou deseja alterar o destino do depósito, é possível corrigir essa informação.

Mas nesse caso, será necessário contatar a Central de Atendimento do Banco do Brasil pelos seguintes números:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (outras localidades)
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)

A correção dos valores da restituição

É importante destacar também que o valor da Restituição é sempre atualizado com base na taxa Selic acumulada desde o mês seguinte ao término do prazo da entrega da declaração, acrescida de 1% no meio de depósito.

Esse cálculo assegura uma correção monetária do montante até o pagamento. Assim, nenhum contribuinte perde o poder de compra.

Prazo para o resgate da restituição

Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC no site da Receita Federal. O contribuinte deve seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”;
  2. Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
  3. Selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Através desses procedimentos, o contribuinte vai poder garantir o acesso ao valor da sua restituição de forma segura e eficiente. Por isso, é muito importante prestar atenção nas informações que você insere em todas essas etapas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis