sábado,
25 de outubro de 2025

Restituição do Imposto de Renda: Como é calculada?

- Anúncio -

Todo contribuinte que já resolveu a sua situação com a Receita Federal, já está apto a entrar no calendário de pagamentos do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2021. Os pagamentos começarão a ser feitos na próxima segunda feira (31), e a Receita Federal deve pagar aproximadamente R$ 6 bilhões aos brasileiros.

Com relação ao cronograma, os pagamentos de restituição de imposto de renda devem ser feitos levando em consideração o ano base de 2020. Com isso, ele vai precisar ser dividido em cinco etapas diferentes, que devem acontecer até o segundo semestre. Para saber se você tem direito a esse pagamento, é preciso entender e saber como calcular a sua declaração. Para saber mais continue lendo.

Cálculo da restituição do imposto de renda

A restituição é o valor recolhido ao longo do ano, mais o valor apurado na declaração do contribuinte para a Receita Federal. Depois de encerrar o ano, o contribuinte deve informar todas as suas despesas e gastos a Receita Federal, com isso, serão feitos cálculos para saber o que é dedutível ou não, dependendo de cada situação. Por exemplo, existem casos que se paga mais imposto do que outros, e então nesses casos, é devolvido um valor, que chamamos de restituição.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Leia mais: Imposto de renda: Até quando posso declarar?

O cálculo é feito na própria receita, assim que a declaração é entregue. Faz-se uma conta entre o rendimento do ano anterior e o que foi recolhido de imposto ali, e as despesas. O Imposto de renda calcula com base nesses dados e reduz o valor do imposto para poder pagar em forma de restituição. Para descobrir qual o valor que irá receber de restituição do imposto de renda, basta acessar o site da Receita e acompanhar os processos de pagamento da declaração. O pagamento é feito através de depósito em conta, que deve ser informado pelo contribuinte durante a declaração todos os anos.

Compartilhe:

Susan Nogart
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu nível de experiência com o IR?

Iniciante
Anual
Avançado

Qual seu principal objetivo este ano?

Declarar
Restituir
Regularizar

Sua principal fonte de renda é?

Salário
Autônomo
Investimentos

Como você se sente sobre a declaração?

Preparado
Confuso
Atrasado