terça-feira,
21 de outubro de 2025

Auxílio-inclusão: saiba quem tem direito e como solicitar

O benefício substituiu o BPC quando a pessoas com deficiência inicia uma atividade remunerada que não exceda dois salários mínimos por mês

- Anúncio -

O auxílio-inclusão, pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é destinado a pessoas com deficiência que já recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pretendem ingressar ou já ingressaram no mercado de trabalho.  O valor é o equivalente a meio salário mínimo

Seu objetivo é estimular e apoiar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, sem que elas percam totalmente a ajuda do governo. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Como funciona o auxílio-inclusão

Ao exercer uma atividade remunerada, a pessoa tem o BPC suspenso e para continuar amparada pelo Estado ela pode solicitar o Auxílio-Inclusão, ou seja, ocorre uma substituição de benefícios. 

Quais os requisitos?

Para solicitar o auxílio-inclusão, o beneficiário precisa se encaixar em outros requisitos além de ser pessoa com deficiência coberta pelo BPC, são eles: 

  • Ter o grau de deficiência moderado ou grave;
  • Ter sido beneficiário do BPC-Loas e ter tido o benefício suspenso ou cessado nos últimos 5 anos pelo motivo de exercício de atividade remunerada;
  • A renda da atividade remunerada precisa ser de no máximo 2 salários mínimos mensais;
  • Estar enquadrado como segurado obrigatório do regime geral de previdência social ou como filiado ao regime próprio de previdência social da União, dos estados, do DF ou dos municípios;
  • Estar com a inscrição no Cadastro Único atualizada;
  • Estar com o  Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) regular;
  • Atender aos critérios de manutenção do BPC-Loas, inclusive quanto à renda familiar mensal por pessoa.

Vale destacar que o auxílio-inclusão não pode ser acumulado com aposentadoria, pensões ou benefícios por incapacidade de qualquer regime de previdência social e seguro-desemprego. 

Como solicitar?

O benefício pode ser solicitado pela Central 135, pelo site/aplicativo de celular MEU INSS ou nas Agências da Previdência Social.

MEU INSS

Para quem optar realizar o pedido via internet basta entrar no app ou site Meu INSS, clicar no botão ‘Novo Pedido’ e digitar ‘auxílio-inclusão’. Na lista, clique no nome do serviço/benefício. 

Para consultar o andamento do pedido, basta clicar no botão Consultar Pedidos, buscar o processo sobre auxílio-inclusão na lista e clicar em detalhar. 

Compartilhe:

Caroline Berticelli
Caroline Berticelli
Jornalista com mais de 10 anos de experiência na produção, edição e otimização de conteúdos multiplataforma, com foco em SEO (Search Engine Optimization), engajamento e usabilidade. Atuante em redações, agências e assessorias, combina expertise em comunicação digital e redação estratégica.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias