Calculadora do INSS: veja como simular a aposentadoria
Quem deseja simular o quanto irá receber de aposentadoria pode fazer a simulação dos valores pela calculadora do INSS.Desde novembro de 2019, entraram em vigor as novas regras de transição da Reforma da Previdência do INSS em relação à aposentadoria.
Por este motivo, quem pensa em se aposentar deve estar de olho nessas regras.
A regra geral mais destacada certamente é a referente à idade mínima para a solicitação da aposentadoria: 62 anos para as mulheres, enquanto os homens só podem se aposentar com 65 anos.
Outra regra geral fundamental é a que trata do tempo de contribuição. Seja homem ou mulher, o tempo mínimo é de 15 anos de contribuição.
O que é a calculadora do INSS?
Contudo, as chamadas “regras de transição” acabam por ter certo grau de complexidade, por levarem em consideração no cálculo as regras anteriores à novembro de 2019. Nem sempre é fácil saber o quanto o contribuinte irá receber.
Pensando nisso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) criou uma calculadora digital que simula o valor da aposentadoria levando em consideração todas as regras e os dados do contribuinte que estão no próprio INSS.
Entretanto, é importante lembrar que o resultado fornecido pela calculadora não garante a aposentadoria e nem sempre é preciso em relação aos valores.
Isso acontece porque pode existir algum dado incorreto, ou contribuição que não tenha sido levada em conta pelo Instituto.
Por isso, nestes casos, aconselha-se que o segurado procure um advogado, de preferência especialista em direito previdenciário, para tirar todas as dúvidas.
Contudo, a calculadora continua sendo muito útil para simular esses valores.
Passos para fazer a simulação
Se você deseja simular o quanto irá receber de aposentadoria siga os passos abaixo:
- Primeiramente é preciso entrar no aplicativo “meu INSS”; o aplicativo está disponível para Android na Play Store e para iOS na App Store;
- Após entrar no aplicativo clique em: “Do que você precisa?” e, em seguida, escreva “simular aposentadoria”;
- O próximo passo é conferir os seus dados. Caso seja necessário alterar algun(s) dele(s) é só clicar no lápis; após isso, clique em “Recalcular”;
- Depois desse processo será dado um resultado. Com ele você pode clicar em “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
Obs: como falamos anteriormente o resultado não dá direito à aposentadoria e vale apenas para efeito de consulta.
Existem variáveis como ausência de salário que não são levados em consideração, por isso lembramos: em uma decisão ou processo tão importante como a aposentadoria vale a pena consultar um bom advogado que seja especialista em direito previdenciário.
E aí, gostou dessa matéria. Se ela te ajudou, compartilhe com amigos e familiares.