Como se aposentar ainda em 2022. Como ficam as regras após a Reforma

Na leitura, vamos pautar 5 caminhos que podem ser seguidos para pedir o benefício

DeA Reforma da Previdência que entrou em vigor em 2019 trouxe diversas mudanças nas regras da aposentadoria, mudanças essas que continuam impactando e vão continuar impactando por mais alguns anos na concessão das aposentadorias do INSS.

Na leitura a seguir, separamos 05 Regras de Aposentadoria válidas em 2022, para você que ainda vai se aposentar este ano e está com dúvidas sobre quais regras você pode optar.

Quer saber mais? Está curioso? Acompanhe então.

05 regras de aposentadoria para 2022

  • Aposentadoria por idade e tempo de contribuição

Destaques sobre *** por e-mail

Os requisitos desta regra exigem:

Homem: 15 Anos de Contribuição + 65 Anos de Idade 

Mulher: 15 Anos de Contribuição + 61 Anos e 06 Meses de Idade

Lembrando que para as mulheres desde 2019, ano da Reforma da Previdência, todo ano são adicionados 6 meses de idade à regra. Essa alteração ocorrerá até 2023, quando a regra atinge o limite, que é 62 anos de idade.

  • Regra dos Pontos

Homem: 35 Anos de Contribuição + 99 Pontos;

Mulher: 30 Anos de Contribuição + 89 Pontos.

Além dos requisitos acima, lembramos que essa regra também é modificada a cada ano, pois é necessário adicionar 01 ponto por ano até completar 105 pontos para os homens e 100 para as mulheres.

  • Regra da Idade Progressiva

Homem: 35 Anos de Contribuição + 62 Anos e 06 Meses de Idade

Mulher: 30 Anos de Contribuição + 57 Anos e 06 Meses de Idade

A regra acima é aplicada para quem vai se aposentar em 2022, porém para as pessoas que vão se aposentar nos próximos anos é preciso somar 6 meses de idade por ano até completar 62 anos de idade para as mulheres e 65 anos de idade para os homens.

  • Regra do Pedágio de 50%

Homem: 35 Anos de Contribuição + 50% de Pedágio

Mulher: 30 Anos de Contribuição + 50% de Pedágio

O Pedágio, nada mais é do que o tempo que falta para a sua aposentadoria considerando o dia 12/11/2019 (último dia antes da reforma da previdência entrar em vigor).

Então é preciso resgatar quanto tempo ainda faltava para sua aposentadoria no dia 12/11/2019 e a partir daí você poderá fazer o cálculo do pedágio.

  • Regra do Pedágio de 100%

Homens: 60 Anos de Idade + 35 Anos de Contribuição + 100% de Pedágio

Mulheres: 57 Anos de Idade +30 Anos de Contribuição + 100% de Pedágio

Explicamos na regra anterior como calcular o pedágio, a diferença é que nessa regra o pedágio será cumprido em 100% do tempo que faltava para sua aposentadoria. Na regra anterior, será necessário cumprir apenas 50%.

  • Aposentadoria Rural

Homem: 60 Anos de Idade + 15 Anos de Contribuição

Mulher: 55 Anos de Idade + 15 Anos de Contribuição

A aposentadoria rural por idade segue a mesma regra válida para antes da Reforma da Previdência. Ou seja, é uma das poucas regras que não sofreu alteração.

Planejamento da Aposentadoria 

A aposentadoria, principalmente após a Reforma da Previdência, trouxe muitas modificações e novas regras. Muitas vezes o segurado conhece apenas 01 regra para se aposentar, porém existem outras mais vantajosas que ele poderia se beneficiar.

Para chegar a essa conclusão é necessária a análise detalhada da vida de contribuição do segurado, além disso, é preciso analisar a viabilidade de leis antigas e atuais, além do cálculo previdenciário.

Assim, toda essa análise é feita através do Planejamento Previdenciário. Dessa forma, este serviço é responsável por otimizar a aposentadoria do segurado buscando melhores regras e identificando o tempo certo para se aposentar pela melhor regra possível.

Além disso, com o cálculo previdenciário em mãos você poderá identificar se o seu benefício foi concedido no valor correto, evitando erros do INSS na análise dos benefícios. Se você busca uma aposentadoria com segurança, faça o planejamento da sua aposentadoria.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis