Como conferir quanto tempo falta para você se aposentar

O trabalhador pode verificar através da Plataforma Meu INSS. Entenda

Quem está contando os dias para se aposentar tem como conferir o tempo total de contribuição até o momento e quanto falta para a aposentadoria. E tudo pela internet, sem precisar sair do conforto da sua casa.

Você pode usar a internet a seu favor. A plataforma Meu INSS dá a oportunidade de realizar simulações já com as regras atualizadas da reforma da previdência. Na ferramenta é possível conferir o que o trabalhador já contribuiu e o que ainda falta para a aposentadoria. 

Todavia você precisa tomar alguns cuidados! Isso porque pode conter erros no sistema do INSS e você vai precisar reunir documentos para provar que trabalhou determinados períodos. 

Além disso, nem sempre a regra que o INSS apresenta como possível, é a melhor para o seu caso. Entenda como verificar seu período de contribuição de forma correta, evitando prejuízos na leitura a seguir.

Como verificar quanto tempo falta para aposentar?

Destaques sobre *** por e-mail

Para saber quanto tempo falta para se aposentar, você pode fazer os seguinte:

  1. Verificar quanto tempo consta no sistema do INSS pelo aplicativo ou site Meu INSS;
  2. Identificar se falta incluir tempo trabalhado. Se sim, é preciso reunir provas para comprovar esse tempo que NÃO consta no sistema do INSS.
  3. Além disso, verificar quais regras são adequadas para o seu caso, se pode usar especial ou comum. 

Como consultar o tempo de contribuição no INSS pela internet?

Para consultar seu tempo de contribuição pela internet, basta ter um celular ou computador e o CPF em mãos. Assim, siga os passos para a consulta:

  1. Você vai acessar o site  Meu INSS;
  2. Coloque seu CPF e sua senha nos espaços solicitados. Se ainda não fez o cadastro, então você precisa fazer neste momento. 
  3. Dentro da área do Meu INSS, você encontra os dados do segurado e lá estão o tempo de contribuição. Agora basta ir em detalhar e você vai ver os lugares e o período trabalhado e recolhido.

Entretanto, é preciso ficar atento para as informações que constam no Meu INSS, pois eles podem deixar de contar períodos trabalhados. Por isso, é importante guardar todas as provas de trabalho para comprovar o tempo, se necessário.

Como consultar o tempo de contribuição no INSS pelo CPF?

Para consultar o tempo de contribuição no INSS pelo CPF, basta se cadastrar no Meu INSS ou se já tiver uma conta, entrar com CPF e senha. Assim, na primeira página você vai ver seus dados em destaque e o tempo de contribuição. 

E se desejar ver os detalhes de contribuição, basta clicar em detalhar e você terá acesso aos períodos contribuídos. Assim, se identificar que alguns períodos trabalhados NÃO foram contados pelo INSS, então você precisa solicitar uma revisão.

Para isso, o ideal é que você tenha documentos que comprovem que você trabalhou, mas que não consta no sistema. As provas podem ser:

  • carteiras de trabalho;
  • comprovantes de pagamento ao INSS;
  • RPAs, se for autônomo;
  • Pró-Labore;
  • holerites.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis