Consignado do INSS: novo teto de juros já está valendo

Cidadão que solicitar o consignado do INSS a partir de agora, já vai contar com as novas regras de limitação de juros

Está em vigor desde a última quarta-feira (13) o novo teto de juros do consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  A mudança precisa ser seguida por todos os bancos interessados em fazer parte da linha.

A mudança em questão foi oficialmente aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) ainda no último dia 4 de dezembro. As regras aprovadas foram as seguintes:

  • Limite de juros do consignado pessoal passa de 1,84% para 1,8 % ao mês;
  • Limite de juros do cartão de crédito consignado passa de 2,73% para 2,67% ao mês.

“Foram 14 votos favoráveis das bancadas dos trabalhadores, aposentados e dos empregadores. O único voto contrário às reduções foi do representante do setor financeiro”, disse o Ministério da Previdência por meio de nota.

Selic

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com o governo federal, esta é a quinta queda no limite de juros do consignado do INSS, que iniciou o ano em 2,14% ao mês. As quedas estariam relacionadas às reduções da taxa Selic, que estão sendo indicadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).

“As mudanças acompanharam a redução da taxa básica de juros (Selic) decidida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A taxa Selic hoje está em 12,25% ao ano e representa uma queda em relação à reunião de setembro, quando os juros estavam em 12,75% ao ano”, segue o ministério.

Impasse do consignado

Quem não concorda nada com este argumento é a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Em nota recente, a instituição disse que o Ministério da Previdência estaria sendo irresponsável ao reduzir a taxa de juros apenas com base nas quedas da Selic.

Contudo, o fato é que todos os grandes bancos do país como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Nubank já confirmaram que deverão seguir dentro do sistema do consignado, mesmo depois da nova redução do limite da taxa de juros.

Não quero fazer parte do consignado

Se você faz parte do grupo de cidadãos que não quer solicitar o consignado, e não quer correr o risco de ter seu nome inserido sem permissão, a dica é bloquear esta possibilidade. Este procedimento pode ser feito sem precisar sair casa.

Abaixo, você pode conferir um passo a passo para bloquear sua entrada em consignados do INSS. Para tanto, basta abrir a sua conta no aplicativo do Meu INSS.

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “bloquear”;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis