Empréstimo consignado do INSS tem teto de juros elevado mais uma vez
Limite de juros do consignado do INSS subiu para 1,85% ao mêsO Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta terça-feira (25) o aumento da taxa máxima de juros que pode ser cobrada em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O teto para o empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento, para esse público foi elevado de 1,80% ao mês para 1,85% ao mês.
A mudança na direção da taxa cobrada nos empréstimos consignados acompanha o comportamento da Selic, a taxa básica de juros, definida pelo Banco Central para controlar a inflação no país.
A mais recente decisão do CNPS fixa um novo teto para os juros cobrados em empréstimos consignados e cartões de crédito para beneficiários do INSS. Essa é a segunda alta que ocorre no Governo Lula.
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, passou a elevar a Selic em setembro do ano passado. Por isso, o Conselho Nacional da Previdência Social decidiu tetos mais altos para os juros do consignado para beneficiários do INSS.
Cuidado com o endividamento
Conforme as normas atuais, os segurados podem comprometer até 45% do benefício com empréstimos, sendo 35% para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.
As novas taxas de juros são uma excelente notícia para quem precisa de um alívio financeiro ou está considerando tomar um empréstimo em breve. No entanto, a responsabilidade financeira é fundamental para evitar o endividamento excessivo
Consulta de Taxas de Empréstimo
Para conferir as taxas de empréstimo, os beneficiários podem acessar o portal Meu INSS. Não é necessário fazer login ou senha. Basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS.
- Na página inicial, onde há uma lupa, procure por “Taxas de Empréstimo Consignado”.
- Aparecerá uma página com a lista de bancos e as taxas praticadas por cada um.
- Para visualizar mais bancos, role a página até o final e clique em “Ver mais”.
- Também é possível pesquisar por instituição no topo da página, em “Pesquise por instituição”.