Veja os golpes mais aplicados aos beneficiários do INSS
Os aposentados e outros beneficiários do INSS sofrem diariamente com os mais variados tipos de golpes que são aplicados na internet. No entanto, um dos que mais se popularizaram durante o ano de 2021 e ainda se estendem para 2022 é em relação à prova de vida. Alguns criminosos entram em contato com o aposentado e pedem que ele mande foto do cartão de crédito e do rosto para comprovar que está vivo. Deste modo, usam a sua foto para ter aprovação online de empréstimos e causam prejuízos que superam a marca de R$ 10 mil.
Alzira, moradora da cidade de Brusque, afirma que já sofreu com a situação e disse que, na hora, nunca iria imaginar que era um golpe:
“Eu estava todos os dias lendo que a prova de vida estava sendo suspensa, que voltava e era suspensa de volta. Todas as ações do INSS estavam sendo feitas online através do aplicativo. Por isso, quando entraram em contato comigo e pediram as minhas fotos, acabei acreditando e tive um prejuízo com isso!”
Celular tocando – não é o INSS!
Também existe o golpe em que os criminosos, geralmente do estado de São Paulo que estão até mesmo dentro de presídios, aplicam sobre os aposentados ao entrar em contato com eles e afirmar que é o INSS e que precisa realizar a confirmação de alguns dados. Deste modo, eles acabam pedindo informações como o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e até mesmo o endereço. Posteriormente, tudo isso pode ser usado para ameaças e até mesmo clonagem de cartão do aposentado.
O INSS não entra em contato com os seus aposentados através de mensagens por Whatsapp e até mesmo por ligações. Por isso, se acontecer essa situação, deve-se começar a desconfiar de que se trata de um golpe.