Governo vai prorrogar programa de enfrentamento à fila do INSS. Entenda impacto

Ministério da Previdência já decidiu que vai prorrogar o Programa de Enfrentamento à Fila de Espera do INSS. Veja quem será impactado pela medida
- Anúncio -

Fim do mistério. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que vai prorrogar o Programa de Enfrentamento à Fila de Espera da Previdência Social.  A prorrogação deverá ser válida até novembro desse ano de 2024.

O Programa de Enfrentamento à Fila de Espera do INSS foi aprovado ainda em 21 de julho do ano passado. Contudo, naquela ocasião ficou definido que ele seria encerrado já na próxima terça-feira (13). Com a nova decisão, a data de encerramento passa para novembro.

O programa de enfrentamento

De acordo com o governo federal, o Programa de Enfrentamento à Fila de Espera do INSS tem como objetivo reduzir as longas filas que estão se formando para os serviços previdenciários, como aposentadorias, auxílios e pensões do Instituto.

A ideia de prorrogar o programa de enfrentamento foi tomada depois de o Ministério da Previdência constatar que ainda há uma grande demanda de entrada em benefícios previdenciários. Em termos práticos: a fila de espera ainda é grande.

Como funciona o programa de enfrentamento

O Programa de Enfrentamento à Fila de Espera do INSS conta com vários pilares. São medidas que, na visão do Ministério da Previdência, podem ajudar a diminuir o tamanho da fila de brasileiros.

Entre outros pontos, por exemplo, está a contratação temporária de servidores, que poderiam ajudar no atendimento de pessoas que estão esperando por uma vaga no INSS.

Além disso, o programa também prevê a implementação de sistemas automatizados. O Ministério da Previdência alega que essa medida também pode ajudar a dinamizar a avaliação de pedidos de entrada em programas previdenciários.

O programa também prevê a criação de novos pontos de atendimento em locais que antes não contavam com esse sistema. A ideia é levar para cidades do interior do país serviços que podem ajudar os mais necessitados nesse sentido.

Fila de espera do INSS

Mas existe um problema em toda essa questão. Dentro do próprio governo federal, a equipe econômica está trabalhando para reduzir os gastos públicos, sobretudo em benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Tanto é que o governo federal já está trabalhando em um super pente-fino nas contas dos segurados. Existe uma avaliação de que vários deles estariam fraudando benefícios sociais e previdenciários, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.

Reduzir a fila de espera significa mais gastos para o governo federal. Afinal de contas, mais pessoas passariam a receber benefícios previdenciários. Por isso, existe um temor de que a prorrogação do programa seja mais um fator de choque entre o Ministério da Previdência e o Ministério da Fazenda.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis