Hipertensão: auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?

Entenda como provar que tem pressão alta para obter benefício do INSS

Muitos brasileiros são diagnosticados diariamente com hipertensão, essa doença é conhecida popularmente como pressão alta, que é quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão muito alta sobre as artérias.

Existem alguns fatores que podem levar à hipertensão, são eles: genética, obesidade, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de sal.

Todavia, por ser uma doença perigosa, que pode vir fazer com que o trabalhador fique afastado de suas atividades, é possível solicitar o auxílio-doença, que visa garantir que o segurado tenha o tratamento e recuperação adequada para conseguir voltar às atividades de trabalho.

O que é auxílio-doença?

Trata-se de um benefício temporário, cujo objetivo é auxiliar economicamente os segurados que tenham se acidentado ou contraído uma doença e precisam se ausentar do trabalho por mais de 15 dias.  É uma segurança de que o profissional continuará a receber um valor monetário enquanto está de licença do seu trabalho.

Destaques sobre *** por e-mail

O que é aposentadoria por invalidez? 

Já a aposentadoria por invalidez é cabível para os casos em que o trabalhador pode ficar incapacitado por alguma enfermidade ou ficar incapacitado permanentemente. E nesta situação, o profissional não tem como exercer sua atividade e ter seus rendimentos. 

O que é hipertensão? 

A hipertensão é mais conhecida como pressão alta e a característica é a força que o sangue bate contra as paredes das artérias do corpo.  A pressão é considerada alta quando sua aferição está acima de 14/9.  Há casos em que a mesma pode ultrapassar o número de 18/12. 

Tenho pressão alta. Posso requerer o auxílio-doença?

Por se tratar de uma enfermidade que não compromete a vida do trabalhador é um pouco difícil. Porém se o cidadão precisar passar por algum período de tratamento específico, onde fique claro para o INSS que o mesmo não poderá continuar exercendo suas atividades trabalhistas temporariamente.

Assim, o mesmo poderá interpretar que aquele trabalhador precisa ser beneficiado pelo auxílio-doença. 

Tenho direito a aposentadoria por invalidez?

Cada caso é um caso. Como falamos acima, a hipertensão não é uma doença que impede que o trabalhador exerça suas atividades. Mas, dependendo da situação, o mesmo poderá, sim, requerer este benefício por invalidez.

Dessa forma, o cidadão precisará passar por uma perícia do INSS antes de obter o benefício. 

Qual a documentação necessária para solicitar o auxílio-doença para hipertenso?

É necessário a apresentação de documentos médicos referentes ao tratamento ou internação. São eles: laudos, exames, atestados e relatórios.

Lembrando que é necessário passar por um perito perito da previdência, que vai avaliar o caso. Todos os documentos médicos que você fornecer ao perito, vão contribuir e facilitar o processo de conseguir começar a receber o benefício.

Por fim, para marcar o perito da previdência, basta agendar o horário pelo site do INSS, separar todos os documentos solicitados e comparecer na agência e horário marcados.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis