INSS: pode ter algum desconto de imposto no valor que estou recebendo?
A previdência social, que é fornecida pelo INSS, permite que o cidadão brasileiro tenha a possibilidade de se aposentar e até mesmo de ter acesso a benefícios como auxílio maternidade, seguro desemprego e aposentadoria. Devido a isso, é comum que alguns indivíduos se questionem se existe algum valor de imposto que pode ser descontado. A resposta é NÃO. Não existe imposto ou tributos ao INSS e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que podem ser descontados. O que acontece em relação aos descontos é se você preferir contratar algum empréstimo consignado ou fazer parte de algum plano que haja o desconto de acordo com a sua escolha e não obrigatoriamente.
O que pode ser descontado do meu benefício do INSS?
Existem alguns aspectos que podem ser descontados do seu INSS como é o caso do imposto de renda caso o cidadão tenha atuado com carteira assinada e tenha menos de 60 anos de idade, ou seja, se ele tiver renda complementar deve pagar a tributação de acordo com o que é previsto pela alíquota.
- Empréstimo consignado
- Contribuições de Associações
- Imposto de Renda
- Revisão dos benefícios
- Fraudes ou pagamentos desconhecidos
O empréstimo consignado nada mais é do que uma solicitação de crédito de bancos que pode ter valor indeterminado e que o pagamento acontece imediatamente com o desconto da aposentadoria ou do programa do INSS que está sendo debitado em sua conta bancária.
Você pode ter acesso ao décimo quarto neste ano
Uma notícia positiva para quem é aposentado é sobre a possibilidade de ter acesso a um décimo quarto salário ainda neste ano como forma de incentivar a economia. No entanto, vale salientar que o projeto ainda está em fase de análise e que não existem tantas chances de ser aprovado devido a falta de verbas.