INSS: O BPC é vitalício? Quais os requisitos?

É preciso comprovar estar incapacitado para o trabalho e que não consegue manter a si mesmo e à família

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), também popularmente conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), é a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso, homem ou mulher, que comprovem não possuir meios de prover à sua própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

O valor do BPC é o de um salário mínimo vigente e não precisa ter contribuído ao INSS para receber. Todavia é preciso seguir as regras.

Outra dúvida frequente é se este benefício assistencial dura para sempre, ou seja, é vitalício. Acompanhe a leitura e entenda.

Quem tem direito ao BPC/LOAS?

Têm direito ao Benefício Assistencial (BPC / LOAS), os idosos a partir de 65 anos de idade.

Destaques sobre *** por e-mail

Já no caso da pessoa com deficiência, sua condição deve causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

O processo de verificação do direito ao BPC é realizado pelo INSS, mas quem paga é o Governo Federal. 

Não é o mesmo que aposentadoria, pois você só precisa comprovar a condição de incapacidade e atender ao limite da renda per capita para começar a receber.

O BPC LOAS é o benefício assistencial pago pelo INSS para quem não possui contribuições ao INSS, ou não possui o tempo necessário de recolhimentos para aposentar-se.

Quais são os requisitos do BPC?

Tanto os idosos como a pessoa com alguma deficiência precisam cumprir alguns critérios para ter direito ao benefício:

  • A renda por pessoa do grupo familiar precisa ser inferior a ¼ do salário mínimo vigente;
  • Cadastramento do beneficiário e de sua família no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico;
  • No caso do BPC para pessoas com deficiência: Comprovar a deficiência e o nível de incapacidade através de perícias médica e social realizadas pelo INSS.

O BPC é vitalício?

Não, o BPC LOAS não é vitalício. Na verdade, de acordo com a própria Lei Orgânica da Assistência Social, é preciso que haja uma revisão desse benefício a cada 2 anos.

Isso é algo necessário para que haja uma avaliação de todos os requisitos subjetivos e econômicos. Portanto, a cada dois anos, o indivíduo deve fazer a revisão para que o INSS comprove que ainda está dentro dos requisitos para receber o benefício.

Ou seja, deve-se avaliar se a pessoa ainda preenche todos os requisitos da deficiência ou ausência dos recursos para ter o seu próprio sustento.

Se porventura o indivíduo não preencher os requisitos dispostos, então o INSS pode sim cessar o benefício.

Inclusive, devemos informar que uma das principais razões para que as pessoas tenham esse direito cessado é não atualizar o CadÚnico.

Todavia, caso você tenha o seu benefício cessado, mas esteja dentro de todos os requisitos, o melhor a se fazer é procurar um advogado especialista em INSS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis