INSS: veja como é o procedimento do cartão de crédito consignado
Medida Provisória criada em setembro abriu essa possibilidade. EntendaA Medida Provisória 1.106/2022, que elevou a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas da Previdência Social, também trouxe uma novidade: o cartão consignado de benefício.
Dessa forma, o produto fica disponível aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pode ser usado juntamente com as operações de empréstimo e o cartão de crédito consignado.
A MP destinou 5% de margem exclusiva do valor da aposentadoria ou pensão para despesas com este produto bancário.
Com o novo cartão de benefício INSS é possível contrair crédito consignável com uma margem maior do que seus recebimentos. Confira, como irá funcionar o novo cartão de benefícios.
Quais bancos oferecem o novo cartão de crédito consignado do INSS?
Segundo informações oficiais da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), já há confirmação das seguintes empresas para liberação do dispositivo:
- BMG;
- Master;
- PAN;
- Santander;
- Daycoval;
- Facta.
Como funciona o novo cartão?
De acordo com as regras do cartão de benefício consignado, os usuários podem sacar em dinheiro até 70% do limite concedido no cartão.
O novo cartão de benefício INSS amplia a margem de crédito consignável, de 40% para 45% do valor dos benefícios. Em outras palavras, o cartão é um produto com destino aos segurados da Previdência Social, que aumenta em 5% o limite de crédito.
Assim, terá a obrigatoriedade de encaminhar uma fatura mensal e, se o total da fatura ficar até 5% do limite, ele será descontado diretamente do benefício. Se exceder os 5% permitidos para desconto em folha, o beneficiário terá de pagar a fatura adicionalmente.
Com o novo cartão de benefício INSS é possível contrair crédito consignável com uma margem maior do que seus recebimentos.
Confira, como irá funcionar o novo cartão de benefícios.
Quem optar pelo novo cartão de benefício INSS pode também adquirir seguro de vida e auxílio-funeral, no valor mínimo de R$ 2.000 cada.
Quem tem direito ao cartão?
O novo cartão de benefício INSS é um produto exclusivo para aposentados, pensionistas e quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Para contratação do serviço de cartão de crédito, o segurado deve ter entre 18 e 80 anos. Para os mais velhos, acima de 80, depende da política da instituição financeira que disponibiliza o crédito.
A solicitação do Cartão Benefício INSS, é necessário preencher o formulário disponibilizado pelas instituições com seus dados como: nome, CPF, contato e outros dados pessoais