Lupi pede mais dinheiro para poder zerar fila do INSS
Ministro da Previdência disse que precisa de um orçamento maior para conseguir zerar a chamada fila de espera para benefícios do INSSO Ministro da Previdência disse em declaração nesta segunda-feira (24) que precisa de um orçamento maior para poder garantir a redução da fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele deu esta opinião depois de participar de um encontro com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
“Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo – de um milhão, 1,1 milhão, que todo ano cresce, entre aposentados, pensionistas, beneficiários da Previdência – está previsto e orçado”, disse Lupi.
“Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800 a 900 mil a mais, então nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, completou o Ministro alegando que vai precisar de um orçamento maior para conseguir zerar a fila de espera do INSS.
Carlos Lupi negou que exista a possibilidade de faltar dinheiro para as aposentadorias que já estão sendo concedidas. Ele disse que o problema é mesmo com a situação dos que ainda não conseguiram entrar no sistema da autarquia.
“Nós estamos com essa previsão com muita antecedência justamente para a gente estudar as formas e maneiras pra encontrar saída.”
O bônus
O Ministro da Previdência voltou a dizer nesta semana que deve atuar no pagamento de um bônus para os servidores do Instituto. Na prática, este adicional não chega a ser uma novidade. Contudo, Lupi disse que desta vez o sistema de distribuição do saldo será diferente.
Na avaliação do Ministro, os pagamentos do bônus poderão ser suficientes para que o Instituto reduza as suas filas ao menos para o tempo constitucional exigido, que é de 45 dias.
“A partir do mês que vem, deve ter o bônus. Com isso, dobra-se a capacidade de produção. Então, acho que, em seis meses, eu consigo colocar as filas até dezembro em 45 dias, que é o prazo estipulado legalmente”, afirmou após a reunião com Haddad.
Fila do INSS
A fila de espera do INSS é o grande problema a ser resolvido dentro do Instituto Nacional do Seguro Social hoje. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas estejam aguardando por uma resposta aos seus pedidos de entrada no sistema da autarquia.
Parte destas pessoas acabam ficando sem nenhum tipo de amparo legal. Como elas não estão conseguindo trabalhar, não há salário para receber, e como o INSS demora em dar uma resposta, elas ficam sem ajuda de nenhum dos lados.
No início do ano, o tamanho da fila de espera do Instituto cresceu mais uma vez, aumentando o tamanho do desafio do atual governo.