Mulher morre enquanto fazia prova de vida do INSS

Caso ocorreu no interior de São Paulo, e chamou atenção de quem presenciou o fato. Prova do INSS não é mais obrigatória em 2024

Você sabe o que é prova de vida? Trata-se de um sistema que precisa ser feito pelos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim como o próprio nome já indica, o cidadão precisa provar que está vivo para seguir recebendo o benefício.

E foi durante a realização de uma dessas provas de vida, que um caso triste ocorreu na cidade de São José do rio Preto, em São Paulo. Uma mulher de 58 anos morreu justamente quando tentativa provar que estava viva na manhã da última quinta-feira (23).

O caso

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, a mulher, que não teve o nome revelado, se dirigiu até uma agência do INSS localizada no Parque Industrial. O objetivo dela era justamente passar pela avaliação da prova de vida.

No meio do procedimento, funcionários do INSS perceberam que a senhora estava passando mal e chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Destaques sobre *** por e-mail

Mas assim que os socorristas chegaram ao local, perceberam que a senhora de 58 anos não mais apresentava sinais vitais e confirmaram a morte na agência do INSS. Ao menos neste primeiro momento, a morte está sendo classificada por causas naturais.

Prova de vida do INSS

Fato é que esta senhora não precisava ter se dirigido até uma agência para provar que estava viva, Portaria do Ministério da Previdência decidiu que ao menos até o final deste ano de 2024 ninguém vai poder perder um benefício por falta de prova de vida.

Mas mesmo antes da publicação desta portaria, o INSS já vinha alterando o formato de definição da prova de vida. Agora, é o próprio Instituto que tem a obrigação de provar que o segurado está vivo, e não o contrário.

Para tanto, o INSS pode buscar documentos que comprovem a situação do segurado. Por isso, se indica que hoje alguns atos já servem como prova de vida, como votar, tomar uma vacina, fazer login digital em um app do governo, e até mesmo tirar um empréstimo presencialmente.

Estas são medidas que podem ser monitoradas pelo INSS, e que podem comprovar que o cidadão está vido.

De todo modo, caso o indivíduo queira ir até um banco para realizar a prova de vida de maneira presencial, não há nenhum impedimento. Assim, ele tem mais chances de garantir que não vai perder o benefício, independente do processo de busca pelas informações cruzadas pelo INSS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis