Novo diretor de Benefícios e Relacionamento do INSS é designado

Na edição desta quarta do Diário Oficial da União (DOU), Vanderlei foi designado para a função de diretoria
- Anúncio -

O Palácio do Planalto designou nesta quarta-feira, dia 17 de julho, um novo diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS após as denúncias de uma “farra de descontos” em benefícios de aposentados.

Vanderlei Barbosa dos Santos foi escolhido para assumir o cargo. Desde 2005, ele é servidor de carreira do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. Antes disso, ele era superintendente regional do instituto na região Sudeste.

Na edição desta quarta do Diário Oficial da União (DOU), Vanderlei foi designado para a função de diretoria, com a assinatura do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Destaques sobre *** por e-mail

O Planalto exonerou André Fidelis, o ex-diretor do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, por envolvimento na “farra dos descontos” revelada pelo Metrópoles, e o novo diretor de Benefícios foi demitido em um período de doze dias.

Entenda mais sobre a “farra dos descontos” do INSS

- Anúncio -

O Metrópoles revelou recentemente que desde o mês de janeiro de 2023, o Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS permitiu que associações sem fins lucrativos faturassem mais de R$ 2 bilhões através de descontos realizados em benefícios.

Atualmente, 29 associações foram autorizadas pelo INSS a aplicar o “desconto de mensalidade associativa” nos benefícios de aposentadoria e pensão por meio de acordos de cooperação técnica, conforme relatado na série de reportagem.

O problema é que dezenas de milhares de aposentados afirmam ter sido associados a essas organizações sem permissão, o que é considerado como um ato ilegal. Como resultado, esses beneficiários do INSS são obrigados a acionar a Justiça para recuperar os valores que foram descontados indevidamente, ou seja, sem a sua autorização prévia.

O diretor de benefícios do INSS teria a responsabilidade de assinar acordos de cooperação técnica com sindicatos e associações em troca de descontos nas aposentadorias dos beneficiários filiados a eles.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis