Pagamento BPC de maio: veja quem são os beneficiados!
O calendário leva em conta o número final do cartão de benefícioO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a nova fase de pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) na segunda-feira (3). Os contemplados da vez são idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com o número final do cartão de benefício de 6 a 0, antecedendo o hífen.
O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Até a semana anterior, os beneficiários que receberam o auxílio social tinham como número final os dígitos do 1 ao 5.
Calendário de maio do BPC para até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
- 1 24/05
- 2 27/05
- 3 28/05
- 4 29/05
- 5 31/05
- 6 03/06
- 7 04/06
- 8 05/06
- 9 06/06
- 0 07/06
Como consultar o calendário de pagamento do BPC
Para consultar o calendário de pagamento do BCP basta acessar o site Meu INSS ou instalar o aplicativo Meu INSS. Em ambos é necessário fazer login e clicar no serviço de “Extrato de Pagamento” (na tela inicial).
A consulta também pode ser feita pela Central 135. Nesse caso é preciso informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Quem tem direito ao BPC
Para ter direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) não é preciso ter contribuído para o INSS. Ele é um benefício assistencial com o objetivo de garantir renda mínima para a população que enfrenta condições de vulnerabilidade social e econômica.
Podem receber o BPC pessoas que se encaixem nos seguintes requisitos:
- Idosos com 65 anos ou mais com renda familiar mensal per capita inferior a 1/4 do salário mínimo, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS;
- Pessoas com deficiência que comprovem incapacidade para a vida independente e para o trabalho. Também é preciso se enquadrar na renda familiar mensal per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.