Quando termina a paralisação da perícia do INSS?
Durante essa semana, os funcionários da perícia do INSS iniciaram uma paralisação por volta de 24 horas com o objetivo de solicitar um aumento de 20% dos salários junto a uma diminuição na quantidade de pessoas que eram atendidas diariamente pela previdência social, sendo de até 12 pessoas por dia e não mais que isso. Devido a isso, muitas pessoas que tinham a perícia agendada, ficaram esperando a abertura dos portais do INSS que ficaram fechados durante um dia inteiro. Relatos de pessoas do Rio de Janeiro mostram que alguns cidadãos tiveram que esperar debaixo de chuva para somente então descobrir que não seriam atendidos.
No entanto, apesar da greve que foi realizada na última semana, é estimado que voltem a funcionar normalmente nesta próxima semana mediante o agendamento da perícia através do número 1350 ou pelo aplicativo do MEU INSS que permite acompanhar todas as contribuições que já foram feitas para a aposentadoria e até mesmo os dias que tem que comparecer.
O INSS está mudando e a prova de vida vai ser feita em casa, como assim?
Durante essa semana, uma novidade que foi apresentada pelo presidente do INSS era de que a prova de vida passaria a ser feita em casa. OU seja, não seria mais obrigação do banco em fazer e a previdência social poderia comprovar que o cidadão ainda está vivo ao cruzar informações sobre ele como os empréstimos consignados e até mesmo em relação ao imposto de renda que deve ser declarado todos os anos para os grupos de pessoas que estão aposentadas e possuem menos de 60 anos mas que cymrem com todas os requisitos de declaração. Em suma, o objetivo é tornar tudo ainda mais fácil e simplificado, sem ter que ir até uma instituição bancária.