Pensão por morte do INSS: Filho com mais de 21 anos pode receber?

A pensão por morte é paga aos dependentes do segurado que faleceu. Entenda suas regras

A pensão por morte é um benefício previdenciário concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos dependentes de um segurado falecido. Em 2024, o INSS atualizou os critérios de elegibilidade para a concessão deste benefício, visando assegurar maior clareza e justiça na distribuição das pensões. 

 No entanto, questões financeiras também podem surgir nesse período de luto, impactando ainda mais a família. É nesse contexto que a pensão por morte se apresenta como um suporte importante, amparando os dependentes do segurado falecido.

No entanto, dúvidas frequentes surgem sobre os requisitos para receber o benefício, especialmente para filhos maiores de 21 anos. Será que essa parcela da população também tem direito à pensão? 

Vejamos na leitura a seguir.

Classes de Dependentes

Destaques sobre *** por e-mail

Primeiro, precisamos entender que quando falamos de uma pensão por morte, existem classes de dependentes que podem receber este benefício.

Ao todo, nós temos três classes e é importante entender quem faz parte de cada classe, porque existe uma preferência: quem está em uma das classes anteriores tem preferência sobre os dependentes das classes posteriores.

Primeira Classe:

A primeira classe compõe-se pelo cônjuge, companheiro ou companheira, ou seja, quando existe um casamento ou uma união estável; e os filhos menores de 21 anos ou maiores de 21 anos, mas que possuam alguma invalidez ou deficiência mental, intelectual ou grave.

Essa é a única classe que tem a sua dependência econômica presumível, porque são as pessoas mais próximas do núcleo familiar.

Segunda Classe:

A segunda classe compõe-se pelos pais. Aqui, a dependência econômica não é presumida, sendo necessário comprovar que os pais eram dependentes economicamente do falecido ou da falecida.

Terceira Classe:

A terceira classe compõe-se pelos irmãos de até 21 anos de idade ou, se maior de 21, desde que possuam alguma invalidez ou deficiência mental, intelectual ou grave. Aqui também não há dependência econômica presumível; a dependência econômica precisa de comprovação.

Filhos Maiores de 21 Anos Podem Receber Pensão por Morte?

Se você prestou atenção nas classes que acabei de explicar, já sabe a resposta para a pergunta principal deste artigo: se filhos maiores de 21 anos podem receber uma pensão por morte caso seus pais venham a falecer. Isso é possível sim, desde que exista uma invalidez ou uma deficiência.

Por muito tempo, se discutiu sobre a possibilidade da pensão por morte ser paga até os 24 anos se o filho ou a filha estivessem na pendência de graduação, cursando universidade. Mas hoje, o entendimento é que não é possível estender porque não existe uma previsão legal. 

Então, ainda que o filho esteja cursando universidade, a partir do momento em que completar 21 anos, salvo se houver uma deficiência ou invalidez, essa pensão por morte é cessada porque não existe mais essa caracterização como dependente previdenciário.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis