Pente-Fino do INSS: Como evitar problemas e continuar recebendo o BPC

Governo federal segue realizando pente-fino no sistema do BPC do INSS. Veja o que fazer para escapar da revisão e seguir recebendo o benefício
- Anúncio -

Um dos programas sociais mais importantes do país, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) atende milhões de brasileiros atualmente. Estamos falando de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que não conseguem trabalhar.

E o fato é que o BPC está passando nesse final de ano por um processo de pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Vários beneficiários estão sendo convocados para regularizar o cadastro. Em alguns casos, os cidadãos estão perdendo o direito de receber o saldo

Para quem tem o BPC como única forma de renda mensal, esse sistema pode parecer perigoso. Afinal de contas, perder esse dinheiro pode significar a diferença entre conseguir comprar comida ou não.

Nesse artigo, você vai entender quem são as pessoas que estão sendo convocadas para atualizar os seus cadastros. Além disso, você também vai descobrir dicas reais para se precaver e evitar que o seu benefício seja cancelado, suspenso ou bloqueado pelo Governo Federal.

Quem está sendo convocado

De acordo com o Ministério da Previdência o pente-fino está convocando os  beneficiário do BPC que não estão inscritos no Cadúnico, ou que não atualizaram o cadastro nos últimos quatro anos.

Para estes casos, será preciso atualizar o cadastro:

  • Em 45 dias, se morarem em uma cidade de até 50 mil habitantes;
  • Em 90 dias, se morarem em cidades maiores.

“Conforme as regras, caso o beneficiário não realize a inclusão ou atualização cadastral, a suspensão terá efeitos a partir do pagamento do mês subsequente ao final dos prazos estabelecidos (45 e 90 dias)”, informou o INSS.

“No entanto, o beneficiário poderá solicitar ao INSS a reativação de seu benefício caso tenha realizado a inscrição ou atualização no Cadastro Único até o fim do prazo de suspensão.”

Como saber se preciso atualizar o BPC

Não é preciso sair de casa para saber se você está entre as pessoas que precisam atualizar o cadastro do Cadúnico para seguir recebendo o BPC.

Recentemente, o próprio INSS inseriu uma aba de consulta dentro do aplicativo do Meu INSS. Não é preciso apresentar nenhum tipo de login para realizar essa verificação. Basta inserir o seu CPF, e verificar qual é a sua situação. 

Caso você esteja no grupo de pessoas que precisa atualizar o cadastro, o próprio sistema vai direcionar o cidadão a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Lembre-se que o cidadão não vai conseguir atualizar o seu cadastro no Cadúnico através do Meu INSS. Em todos os casos, esse procedimento vai precisar ser feito de maneira presencial em local indicado pela prefeitura da sua cidade. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis