Quando minha empresa precisa pagar meu 13º? Veja datas

Com a proximidade do final de ano, trabalhadores querem saber quando poderão receber o 13º salário das empresas. veja o que diz a lei

Com a proximidade do final do ano, trabalhadores de todo o país querem saber quando poderão receber o dinheiro do 13º salário. Trata-se de um adicional que é pago normalmente no final do segundo semestre para funcionários formalizados. Para 2022, as datas já foram confirmadas em lei.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que os pagamentos do 13º salário podem acontecer de duas formas. A empresa pode decidir pagar o valor todo de uma vez, ou pode optar por pagar o saldo dividido em duas parcelas. As datas variam de acordo com a escolha que o empregador fizer oficialmente.

Caso a empresa decida pagar o valor do 13º salário todo de uma vez, o saldo será liberado para os trabalhadores até o próximo dia 30 de novembro. Se forem duas parcelas, o empregador precisa depositar a primeira parte entre os dias 1º de fevereiro e 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Quem recebe o 13° salário?

De acordo com as regras gerais, o 13º salário é um benefício de final de ano pago para pessoas que atuam no regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Pessoas que não estão empregadas, mas que chegaram a trabalhar este ano e foram demitidas sem justa causa também podem receber o valor correspondente.

Destaques sobre *** por e-mail

Qual é o valor?

O valor dos pagamentos vai depender necessariamente do tempo de trabalho do cidadão naquele ano. Para saber quanto você vai receber, é necessário pegar o seu salário mensal bruto e dividir por 12. Logo depois, você precisa multiplicar o saldo da resposta pelo número de meses trabalhados naquele ano.

O resultado final será o valor disponível para o seu 13ºsalário. Quem recebe R$ 1.212 e trabalhou por 12 meses este ano, receberá R$ 1212 no final do ano, por exemplo. Quem trabalhou apenas dois meses, vai receber apenas o saldo equivalente a 2/12 do ano.

INSS e Auxílio Brasil

No caso específico dos segurados do INSS, os pagamentos do 13º salário foram feitos em duas parcelas entre os meses de abril e junho deste ano. Não há previsão de 14º salário para o segurados da autarquia até este presente momento.

Para os usuários do Auxílio Brasil, também não há indicação de um 13º salário de caráter nacional. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem indicando que poderá pagar o montante no final deste ano. Contudo, ele mesmo vem dizendo que só poderá fazer isso a partir do final de 2023, ou seja, daqui a mais de um ano.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis