Quer aumentar sua aposentadoria em 25%? Veja como fazer!

Trata-se de um direito do aposentado por invalidez que precisa da ajuda de terceiros
- Anúncios -

A Aposentadoria por Invalidez, chamada atualmente de aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício previdenciário para os segurados do INSS e servidores públicos que estão incapacitados de forma total e permanente para o trabalho.

Essa incapacidade também deve impedir que a pessoa seja reabilitada em outro cargo ou trabalho. Muitas das vezes, essas pessoas precisam de ajuda de outra pessoa para realizar as atividades do dia a dia. Dessa forma, podem ter direito a um adicional de 25% no valor mensal da aposentadoria. Você sabia dessa informação? 

- Anúncios -

Sim! O adicional de 25% é um benefício devido para aposentados que necessitem do auxílio permanente de terceiros para as atividades rotineiras. 

Todavia, por não ser um benefício que se dá de forma automática, é necessário saber como solicitar esse adicional junto ao INSS. 

Vamos te ajudar nessa missão. Acompanhe!

Destaques sobre *** por e-mail

Quem pode solicitar o adicional de 25%?

O adicional de 25% é destinado apenas aos aposentados por invalidez que necessitem da assistência permanente de outra pessoa. Portanto, esse direito não é estendido para outros tipos de aposentadoria.

Segundo diz a lei, esse é um benefício destinado apenas para os aposentados por invalidez. Outros tipos de aposentadoria como idade e tempo de contribuição não teriam direito a esse adicional. 

Entretanto, a possibilidade de estender o adicional de 25% para outros tipos de aposentadoria gera muito debate, inclusive, foi alvo de decisões importantes dos tribunais federais.  

Como fazer o pedido do adicional de 25% no INSS

Atualmente, o requerimento do adicional de 25% pode ser feito diretamente pelo site MEU INSS. 

Após feito o login, o requerimento pode ser feito por meio da aba “Agendamentos/Requerimentos”, clicando em “Novo Requerimento”. Após, basta pesquisar pelo termo “acréscimo” e selecionar o serviço de “Solicitação de Acréscimo de 25%”.

Efetuado o requerimento, o segurado poderá acompanhar o andamento da sua solicitação diretamente pelo MEU INSS também.

Quando marcar a perícia, ou se se a solicitação for por  apresentação de algum documento, o segurado receberá notificação por e-mail e pelo portal do MEU INSS. Por isso, é importante acompanhar frequentemente o requerimento. 

Todavia, caso o segurado aposentado não possua condições de fazer o requerimento sozinho, ele poderá pedir um procurador ou representante legal. Essa pessoa pode ser um familiar ou até mesmo algum cuidador. 

É possível acessar um modelo de Procuração no próprio site do INSS. A procuração deve conter poderes específicos para representação junto ao INSS e não precisa registro em Cartório.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis