Seu BPC não apareceu? Descubra os motivos e como garantir seu pagamento
Muitos segurados do INSS estão usando as redes sociais para afirmar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não apareceuImagine a seguinte situação: você se programa para receber o seu Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas no dia do pagamento entende que o valor não foi depositado como combinado. Acredite, essa é uma realidade que pode atingir vários brasileiros a qualquer momento.
O que nem todo mundo sabe é que tomando algumas medidas simples, você pode esclarecer a situação da melhor maneira possível. Mas é preciso agir rápido para não deixar esse prazo terminar.
Meu INSS
Antes de mais nada, a primeira atitude a ser tomada é consultar o status do seu pagamento do benefício pelo aplicativo ou site do Meu INSS.
Essa consulta pode ser feita de maneira remota, e sem precisar pagar nada. No extrato, você vai conferir se a data de pagamento está correta.
Além disso, verifique através do Meu INSS se os dados bancários informados estão atualizados. Se houver qualquer tipo de desatualização, isso pode ser a causa do não pagamento.
Próximo passo para resolver o problema com o BPC
Se está tudo certo com a sua conta, e mesmo assim você não recebeu o BPC, o próximo passo é entender o motivo exato do não pagamento.
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), alguns motivos que podem cancelar, bloquear ou suspender a liberação do seu benefício são:
- Erros na documentação: O pagamento pode não ter sido realizado devido a falhas no preenchimento do requerimento ou na ausência de documentos necessários.
- Benefício suspenso: A suspensão do benefício pode ocorrer por diversos motivos, como a falta de informações ou documentos, ou até mesmo por não comparecer à perícia obrigatória, quando exigida pela legislação.
- Cancelamento do benefício: O pagamento é cancelado em caso de falecimento do beneficiário ou quando o segurado retorna ao trabalho. Além disso, o benefício por incapacidade pode ser cancelado caso o beneficiário deixe de cumprir os requisitos necessários.
- Alteração no tipo de benefício: Benefícios por incapacidade temporária podem ser convertidos em aposentadoria por incapacidade permanente, o que resulta em um novo número de benefício. Nesse caso, é necessário atualizar as informações bancárias com o INSS.
O BPC
O Benefício de Prestação Continuada é um saldo social pago pelo INSS a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Ao contrário de uma aposentadoria comum, o BPC não exige que o cidadão tenha contribuído com o Instituto no decorrer dos anos.
Mas para ter direito ao saldo é preciso ser uma pessoa com deficiência, ou um cidadão com mais de 65 anos de idade. Além disso, é obrigatório que o indivíduo tenha uma conta ativa e atualizada no Cadúnico.