Teto de juros do consignado deve ser reduzido hoje, 27

Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) deve se reunir nesta segunda-feira (27) para confirmar mais uma redução no teto de juros do consignado
- Anúncio -

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) se reúne nesta segunda-feira (27), para confirmar uma nova redução no teto máximo de juros do consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ideia é aprovar uma redução dos atuais 1,84% para 1,77% ao mês. Já na modalidade de cartão de crédito, a proposta do Ministério da Previdência é aplicar uma redução de 2,76% para 2,69% ao mês.

Relação com a Selic

Segundo Lupi, considerando um cenário em que a taxa Selic seja ainda mais reduzida no decorrer deste ano, muito provavelmente a taxa máxima de juros para o consignado vai bater a marca de 1,7% ao mês até o final deste ano. Atualmente, este teto está na casa de 1,91% ao mês.

“Eu acho que vou chegar lá. Sou brasileiro, não desisto nunca”, disse. “Seguindo nessa sequência de baixar taxa de juros, baixar lá, baixa aqui (no consignado).”

Enquanto uma decisão do CNPS não é tomada, segurados do INSS podem seguir solicitando o consignado de acordo com as regras e taxas de juros atuais. Uma novidade é o início da liberação deste tipo de empréstimo para as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que não há inconstitucionalidade neste processo, ao menos cinco grandes bancos brasileiros já começaram a oferecer o crédito para este público.

Críticas 

Esta sequência de reduções nas taxas máximas de juros do consignado vem incomodando alguns setores da economia. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), por exemplo, chegou a dizer que a medida vai contra os interesses da população.

“Numa direção oposta, o Ministério da Previdência, sem envolver o Ministério da Fazenda, insiste em diminuir, de forma artificial e arbitrária, o teto de juros do consignado do INSS, sem levar em conta qualquer critério técnico e a estrutura de custos”, diz nota da instituição.

Consultando os juros do consignado

Vale lembrar que qualquer cidadão interessado em solicitar o consignado do INSS pode ter acesso aos dados de juros do empréstimo. Esta é uma informação extremamente importante para ser identificada antes da solicitação oficial.

Abaixo, você pode conferir o passo a passo do processo de consulta aos juros do consignado.

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  • Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
  • Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
  • Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”;
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis