Veja como o trabalhador vai se aposentar em 2024 sob novas regras

Entenda as mudanças que ocorrem na aposentadoria neste ano de 2024

Conforme o tempo vai passando, também a Previdência Social brasileira sente o avançar dos ponteiros do relógio  com a Reforma que alterou profundamente as diretrizes de aposentadoria. 

Iniciada em 13 de novembro de 2019, a nova legislação reformulou as expectativas de milhões de brasileiros que vislumbram o descanso remunerado após anos de trabalho.

Portanto, quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.

A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações.

Quer entender melhor o que altera neste ano de 2024? Acompanhe!

Destaques sobre *** por e-mail

Quais as mudanças?

Em 2024, haverá duas alterações significativas nas regras de aposentadoria no Brasil:

  1. A idade mínima para a aposentadoria das mulheres será elevada para 58 anos e 6 meses, enquanto a dos homens permanecerá inalterada, mantendo-se em 63 anos e 6 meses.
  2. A pontuação necessária para a aposentadoria por tempo de contribuição será aumentada para 91 pontos para as mulheres e 101 pontos para os homens.

A idade mínima progressiva para a aposentadoria por tempo de contribuição continuará a aumentar anualmente, atingindo 62 anos para mulheres e 65 anos para homens em 2029.

Simultaneamente, a pontuação exigida para a aposentadoria por tempo de contribuição também aumentará anualmente, alcançando 105 pontos para os homens em 2028.

Regras de transição

Além dessas mudanças, as regras de transição para a aposentadoria, destinadas aos trabalhadores que já estavam no mercado de trabalho antes da reforma da previdência aprovada em 2019, continuarão em vigor em 2024.

Estas incluem:

  1. Regra de Transição por Idade e Tempo de Contribuição: Permite que o trabalhador se aposente com a idade mínima exigida para a aposentadoria por idade, somada ao tempo de contribuição necessário para a aposentadoria por tempo de contribuição.
  2. Regra de Transição por Pontos: Permite que o trabalhador se aposente com a pontuação exigida para a aposentadoria por tempo de contribuição, somada à idade mínima exigida para a aposentadoria por idade.
  3. Regra de Transição da Aposentadoria Especial: Permite que o trabalhador se aposente com 60 anos de idade e 15 anos de contribuição para atividades insalubres ou perigosas.

Aqueles que planejam se aposentar em 2024 é melhor  consultar um advogado previdenciário para determinar qual regra de transição é mais vantajosa para o seu caso específico.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis