Veja o impacto das novas regras da aposentadoria 2023
Conheça o que a Reforma trouxe de mudanças e a documentação básica para entrar com pedidoA aposentadoria é uma etapa muito esperada pela maioria dos trabalhadores. Por isso, tudo que o segurado não quer é ter algum problema nesse momento.
Dessa forma, apresentar toda a documentação correta na hora do pedido é essencial para conseguir a sua aposentadoria com tranquilidade.
Assim, se você está pensando em se aposentar este ano, é muito importante que conheça as regras para receber a melhor aposentadoria do INSS.
Acompanhe!
Novas regras da aposentadoria para 2023
As regras para conseguir se aposentar estão tendo cada vez mais alterações de forma gradativa, desde a Reforma da Previdência. Essas alterações são feitas para que as pessoas que logo vão receber o benefício não sejam prejudicadas.
Neste ano, esses benefícios estão sob as novas regras de aposentadoria. Vejamos a seguir como ficou.
-
Aposentadoria por idade mínima progressiva
Essa modalidade de aposentadoria também sofreu algumas alterações em suas regras, e para conseguir se aposentar em 2023, as mulheres precisam ter 58 anos e 30 anos de contribuição. Já os homens, precisam cumprir os requisitos de 35 anos de contribuição e terem 63 anos de idade.
-
Aposentadoria por pontos
Outras alterações foram na regra de pontos, onde a idade da pessoa é somada ao tempo em que ela contribuiu. No ano de 2023, as mulheres precisam somar 90 pontos, tendo 30 anos de contribuição no mínimo. Já os homens, precisam somar 100 pontos, onde precisam de 35 anos de contribuição ao menos para conseguirem se aposentar.
Se a mulher tem 60 anos, por exemplo, e contribuiu durante 30 anos para o INSS, a sua pontuação é de 90 pontos, ou seja, já pode conseguir sua aposentadoria pela regra de pontos.
-
Aposentadoria por Idade Mínima
As novas regras de aposentadoria para 2023 por idade também tiveram alteração, e os homens precisam ter 65 anos de idade e terem contribuído por 15 anos. Já as mulheres, precisam ter 62 anos de idade e contribuído por 15 anos também.
Neste caso, a principal mudança diz respeito à faixa etária , assim como o tempo de contribuição, foram as principais.
Todas as novas regras e mudanças que aconteceram nas modalidades e tipos de aposentadoria estão cada vez mais rígidas. O tempo de contribuição para os homens, por exemplo, foi para 20 anos, e para as mulheres, 15 anos.
Na aposentadoria especial, que é voltada para os segurados que desempenharam atividades consideradas de alto risco de insalubridade, o tempo de contribuição muda de acordo com o grau da atividade que era exercida.
Em atividades onde o grau de periculosidade é alto, a contribuição é de 15 anos. Em graus médios, de 20 anos, e baixo grau, 25 anos de contribuição para as novas regras de aposentadoria para 2023.
Documentos básicos para pedir aposentadoria
Independente de qual aposentadoria você tem direito no INSS, alguns documentos básicos os segurados devem apresentar. Confira:
- RG;
- CPF;
- Comprovante endereço atualizado, pode ser contas de água, luz ou telefone;
- Carteiras de trabalho;
- Carnês de contribuição para os contribuintes autônomo;
- Extrato previdenciário (CNIS);
- PIS/PASEP e NIT (Número de Identificação do Trabalhador).