Aposentadoria do MEI: tudo que é preciso saber
Entenda o valor mínimo e como é possível complementarA aposentadoria do MEI é um direito importante que garante renda mensal após a idade mínima. Planejar-se e manter as contribuições em dia é essencial para garantir um futuro tranquilo.
O MEI (Microempreendedor Individual) é um regime simplificado criado para formalizar pequenos negócios. Entre os benefícios do MEI, está o acesso à Previdência Social, incluindo a aposentadoria.
Quais os requisitos para se aposentar como MEI?
Para se aposentar por Idade mínima é preciso que os Homens tenham 65 anos e as mulheres 62 anos. Todavia, se for por tempo de contribuição, homens precisam de 20 anos e as mulheres: 15 anos.
A contribuição mínima corresponde a 5% do valor do salário mínimo vigente (R$ 1.412,00 em 2024). Já o MEI caminhoneiro é de 12% do salário mínimo.
Todavia, existe a possibilidade de complementação a fim de receber valor maior que o piso nacional. Vejamos a seguir:
Como complementar a aposentadoria do MEI
Contribuir com um valor superior a 5% do salário mínimo:
- Permite aumentar o valor do benefício.
- Cálculo do valor da aposentadoria considera a média de todas as contribuições.
Utilizar o programa “SIMEI”:
- Permite contribuir com até 15% do salário mínimo.
- Benefício: aumento do valor da aposentadoria e acesso a outros benefícios, como auxílio-doença e salário-maternidade.
Outras informações
Para efetuar esses pagamentos deverá pagar a Guia da previdência Social (GPS) separadamente ao INSS, com uma contribuição de mais 15%. Com essa contribuição complementar o MEI poderá se aposentar por tempo de contribuição, além de aumentar o valor do seu benefício de aposentadoria.
Aconselhamos que antes de mais nada, procure se consultar com um advogado especializado ou um contador. Isso porque o valor do investimento mensal é alto e o MEI deve ter certeza de que está fazendo a coisa certa.
Estes profissionais estão aptos a dar informações sobre o tempo necessário de contribuições complementares para que você possa ter acesso a um valor maior de aposentadoria, do que um salário mínimo.